Alunos do CMCB têm aula no Planetário Rubens de Azevedo

31 de maio de 2019 - 16:06

Alunos do 8º e do 9º anos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) tiveram aulas no Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nesta semana.

As aulas fazem parte da preparação dos estudantes para a seletiva das olimpíadas internacionais de astronomia, que devem contar pela primeira vez com a presença de alunos da escola esse ano.

“O anúncio oficial só sai em setembro, mas como tivemos alunos com ótimo desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia desse ano, a expectativa é que cerca de 20 deles sejam convocados para as seletivas. Por isso, resolvemos iniciar desde já esse trabalho de aprofundamento dos conteúdos astronômicos, tendo em vista o alto nível de exigência desse processo que culmina com a escolha dos alunos que representarão o Brasil nas olimpíadas internacionais”, explica o primeiro-tenente Romário Fernandes, professor de Astronomia do CMCB.

Os alunos do 9º ano passaram a manhã desta quinta-feira (30) no equipamento, que conta com alguns dos instrumentos de projeção mais avançados em uso no país.

Na terça-feira (28), os alunos do 8° ano haviam tido a mesma oportunidade: a de estudar sobre a mecânica celeste com o auxílio de uma projeção ultrarrealista do céu noturno que mostra as constelações e as coordenadas celestes de qualquer ponto da Terra.

“A gente já estuda astronomia há três anos, mas foi a primeira vez que tivemos aula aqui. Foi incrível ver o céu projetado nessa cúpula! Ajudou muito a entender como os objetos se movimentam lá no alto”, explica a aluna Damarys Letícia, que já traz no currículo duas medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Novas aulas no Planetário Rubens de Azevedo e no Observatório da Seara da Ciência, da UFC, estão programadas para as próximas semanas.