CMCB é ouro na etapa nacional da Olimpíada Matemática Sem Fronteiras

24 de maio de 2019 - 07:35

Uma equipe composta por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CBMCB) obteve medalha de ouro na etapa nacional da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2019. Com o resultado, os alunos se classificaram para a etapa internacional do concurso, que envolve alunos do Ensino Fundamental e Médio de dezenas de países.

Envolvimento da família

Apesar de o colégio ter uma tradição em olimpíadas escolares, nesse caso específico, a iniciativa de colocar os alunos para participarem veio da família. “Eu reuni as crianças lá em casa para fazerem algumas simulações usando o material disponível no site e aplicando as regras previstas no regulamento da olimpíada. Como é um concurso em equipe, nós procuramos dividir as crianças de acordo com as aptidões de cada uma, inclusive para traduzir, já que a prova é em inglês”, explica Carla Couto, mãe de uma das alunas que integram a equipe premiada.

A Olimpíada

Criada em 1989 pelo Ministério da Educação da França, a competição envolveu em 2018 mais de 250 mil alunos de 29 países, sendo 80 mil brasileiros de todos os estados do país. A prova é aplicada em 10 idiomas diferentes.

No Brasil, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – instituição cujo objetivo é estimular o interesse entre os estudantes pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

Outros resultados

Recentemente, o CMCB obteve 32 medalhas na edição 2019 do projeto Canguru de Matemática Brasil. Foram seis ouros, sete pratas e 19 bronzes, além de 24 menções honrosas.

Na Jornada Cearense de Foguetes foram sete medalhas: um ouro, três pratas e três bronzes.

E na Olimpíada Brasileira de Física para Escola Pública (OBFEP), foram seis medalhas, incluindo uma prata e cinco bronzes.