Bombeiro do Ceará é 2º lugar em Curso de Especialização de Pilotagem em Goiás

23 de maio de 2019 - 16:35

O primeiro-tenente Felipe Aguiar Gomes, do CBMCE, concluiu em segundo lugar o Curso de Especialização de Pilotagem de RPAs (nome técnico para os drones), promovido neste mês de maio pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO).

“O curso traz para nós a importância dessa nova ferramenta que é o drone, numa ótica voltada a atividade de salvar vidas e patrimônio, com máxima responsabilidade e segurança. Pudemos absorver muitas experiências exitosas de vários estados onde essa ferramenta tem auxiliado diariamente nas buscas dos desaparecidos”, explica o tenente Aguiar.

Além dele, o cabo Ronaldo Gusmão Puget Filho, do CBMCE, também concluiu o curso, que teve carga-horária de 162h/a, distribuídas em duas semanas de instruções EAD e uma semana de práticas, incluindo um estágio operacional e disciplinas voltadas para a atividade fim das Corporações, como salvamento e combate a incêndio.

Foram 30 participantes, entre militares do CBMGO, CBMCE, CBMDF, CBMAP e servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Goiás, que receberam instruções de militares de Santa Catarina e Minas Gerais, que já atuam na área.

O objetivo do curso foi especializar bombeiros militares para atuarem com a plataforma RPAS (Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas), no auxílio às ocorrências de bombeiro e grande operações, especialmente nos incêndios florestais, busca e salvamento, monitoramento de áreas de risco e defesa civil.

A realização do curso é fruto de uma parceria do CBMGO com as corporações de Minas Gerais e Santa Catarina, que auxiliaram com materiais, equipamentos e instrutores. O bom uso de drones promete auxiliar e aumentar a eficiência do trabalho dos bombeiros militares. O equipamento é versátil e pode ser utilizado em ocorrências como mapeamento de áreas afetadas por desastres, busca de cadáveres e ocorrências envolvendo produtos perigosos.