CMCB conquista 32 medalhas no Projeto Canguru de Matemática

20 de maio de 2019 - 09:02

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros obteve 32 medalhas na edição 2019 do projeto Canguru de Matemática Brasil. Foram seis ouros, sete pratas e 19 bronzes, além de 24 menções honrosas.

A competição é uma espécie de jogo, do qual, estudantes de todas as idades, dos 7 aos 18 anos, podem participar, em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha em 90 minutos.

Com alcance mundial, o projeto já conta com milhões de competidores de 50 países participando desde 2012. Em alguns países, a proporção da população estudantil resolvendo os problemas chega 75%. “Embora, infelizmente, o pensamento comum seja de que a Matemática é difícil, muito abstrata e fora do alcance da grande maioria das pessoas, o número de participantes do Canguru de Matemática prova que as coisas não têm que ser desta maneira. A iniciativa ajuda a diminuir o preconceito em relação à Matemática”, explica a organização.

História da Canguru

No início dos anos 80, Peter O’Halloran, um professor de Matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente.

Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”; É dessa forma que nasce o concurso Kangourou sans Frontières(www.aksf.org) que hoje está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil.

Canguru sem Fronteiras é uma Associação internacional que congrega personalidades do mundo da Matemática. Anualmente, um seleto grupo de professores se reúne para discutir o ensino da Matemática e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes.

A finalidade da Associação é promover a divulgação da Matemática por todos os meios ao seu alcance e, em particular, com a realização do concurso que envolve e motiva milhares de alunos pelo mundo.

No Brasil, o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde seu início, em 2009. Em 2018, foram mais de 2 mil escolas e mais de 300 mil alunos participantes.

(Adaptado do site oficial do AKSF)