CBMCE implementa novas tipologias para as ocorrências de incêndios

6 de maio de 2019 - 11:55

Em parceria com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), o CBMCE ampliou de 15 para 67 as tipologias utilizadas para classificar as ocorrências na área de incêndio a que atende.

“A listagem de ocorrências de incêndios foi modificada de modo a modernizar e padronizar as tecnologias relacionadas a incêndios das ocorrências atendidas pelos bombeiros por meio da Ciops”, explica o coronel Leandro Silva Nogueira, do CBMCE, responsável pela coordenação do processo na Ciops.

A mudança se deu em consonância com a Lei nº 13.446, que trata da Segurança Contra Incêndio e Pânico, e está ligada à necessidade de uma melhor leitura técnica dos dados estatísticos produzidos a partir das ocorrências atendidas pela Corporação.

“Desde janeiro de 1999, quando da criação da CIOPS, utilizava-se a mesma tipologia de incêndio. Esse maior detalhamento das tipologias poderá contribuir com uma melhor eficácia na elaboração de estatísticas que retratem melhor o fenômeno das ocorrências de bombeiros”, avalia o coronel.

O que antes era apenas “incêndio em vegetação”, por exemplo, agora pode vir a ser classificado como “incêndio em vegetação em área pública”, “incêndio em vegetação em área privada” e “incêndio em vegetação em área de proteção ambiental”, traduzindo de forma mais precisa as possibilidades de ocorrências enfrentadas.