Aluna do CMCB é premiada em concurso nacional de desenho astronômico

24 de abril de 2019 - 09:44

O resultado obtido na categoria 2 (Ensino Fundamental II) faz do Colégio dos Bombeiros a única escola do país a ser premiada por dois anos seguidos no concurso nacional de astronomia e arte.

A aluna Gabriela Campos Feitosa, do 8º ano do CMCB, obteve o terceiro lugar nacional no Concurso de Desenhos Astronomia em Mãos, com o trabalho Do inseto à nebulosa, produzido dentro da disciplina de Astronomia da escola. O concurso, aberto a escolas públicas e particulares de todo o país, foi promovido pelo projeto de divulgação científica Astronomia em Mãos. Foram 583 trabalhos inscritos, contando com participantes de todas as regiões do Brasil, de 20 estados diferentes. Essa terceira edição do concurso foi realizada em 58 escolas e instituições de ensino, envolvendo a participação de 63 professores e totalizando 504 alunos. Além disso, 79 inscritos participaram do concurso, que visa ampliar a divulgação e a popularização da astronomia e ciências afins no Brasil, de forma independente.

O desenho

“O universo é lindo e, nele, tudo está conectado, desde um inseto da Terra até uma nebulosa imensa, como esta que recebe o nome de um. E assim como o bater de asas de uma borboleta no Brasil talvez pudesse causar um tornado no Texas, a Nebulosa da Borboleta, uma das nebulosas planetárias mais complexas já observadas, pode causar estragos à medida que seu belo envelope luminoso vai se expandindo Universo afora…..”, relata Gabriela na descrição do trabalho que enviou para o concurso.

Da tarefa ao prêmio

A elaboração de um desenho com temática astronômica ou de uma redação que descrevesse um objeto celeste interessante foi uma tarefa proposta tanto aos alunos do 7º Ano, que têm a Astronomia como uma disciplina curricular, quanto para os do 8º que participam voluntariamente de aulas sobre a matéria no CMCB. “Depois que eles estudaram aglomerados estelares e nebulosas, eu os convidei a escolherem um exemplar de algum desses objetos para retratar criativamente em um desenho ou descrever mais aprofundadamente em uma redação”, explica o primeiro-tenente João Romário Fernandes Filho, professor de Astronomia do CMCB. Os melhores trabalhos foram inscritos no Concurso de Desenhos Astronomia em Mãos e no Concurso de Astronomia para Estudantes, do Laboratório Nacional de Astrofísica.

Astronomia no CMCB

Ainda no campo da astronomia, em 2018, a escola obteve 64 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e 13 na Mostra Brasileira de Foguetes, garantindo, pelo segundo ano consecutivo, o melhor desempenho entre as escolas da rede pública estadual e municipal nessas competições. Além disso, promoveu a maior observação pública do Eclipse Lunar Total de julho realizada no Ceará, em parceria com o Clube de Astronomia de Fortaleza. Em 2017, a aluna Jullia Evellin Diógenes Costa conquistou o segundo lugar nacional na mesma categoria do Concurso Astronomia em Mãos, enquanto a aluna Maria Alice Santos Mesquita da Silva sagrou-se terceira colocada no Concurso de Astronomia para Estudantes, um certame de redação promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica.