CBMCE aumenta prevenções em 77% e reduz afogamentos na Operação Semana Santa

22 de abril de 2019 - 14:09

Nos 95 postos distribuídos em 40 municípios do Ceará em que militares do Corpo de Bombeiros estiveram de prontidão durante o feriado o número de ações de prevenção aquática saltou de 5434, em 2018, para 9602 em 2019.

O aumento de 77% na quantidade de ações preventivas parece ter tido teve um impacto direto na redução no número de resgates de afogados, que caiu de 26, no ano passado, para 16, neste ano.

“Quanto mais se investe em alertar as pessoas antes de um eventual incidente, maiores são as chances de evitar que o problema aconteça. Esse é o nosso foco”, explica o coronel José Nildson de Oliveira, coordenador operacional do CBMCE.

Em termos der afogamentos fatais, a Corporação manteve a tolerância zero de 2018: nenhuma morte em água doce ou salgada foi registrada na área de cobertura dos guarda-vidas.

Infelizmente, em função do período de chuvas fortes distribuídas por todo o Estado, o aumento do nível de rios e açudes atrai as pessoas para a arriscada atividade de nadar em mananciais de água doce que muitas vezes profundos e apresentam correnteza.

O resultado é que houve cinco afogamentos fatais em áreas não cobertas por guarda-vidas: um em Fortaleza, um em Maracanaú e três em cidades do litoral leste.