CBMCE faz preparativos para Operação Semana Santa

17 de abril de 2019 - 08:46

Parte dos oficiais e praças do efetivo de 508 bombeiros militares que atuarão diariamente no estado durante a Operação Semana Santa participou na manhã desta terça-feira (16) na sede da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª Cia/BBS) de uma instrução teórica e prática relativa a prevenção e salvamento aquático.

Com a instrução do Capitão Marcos e do Tenente Rodrigo, foram destacadas as diretrizes táticas e procedimentos operacionais para os serviços de resgate, salvamento e salvamento aquático, principalmente.

A Operação

Durante a Operação, o CBMCE terá 260 militares em serviço ordinário, ou seja, distribuídos pelo Estado como já acontece todos os dias, e mais 248 em serviço extraordinário, distribuídos principalmente no litoral e nos arredores de rios e açudes do interior. No total, haverá bombeiros em 95 postos, espalhados por 40 municípios do Ceará.

Durante o feriado, o foco de atuação da Corporação recai sobre a prevenção aos afogamentos. Como praticamente todo o litoral fica coberto, o risco maior recai sobre os espelhos d’água do interior, que são altamente capilarizados, inviabilizando uma cobertura completa por parte do CBMCE.

Por isso, a orientação é que se tenha cuidado redobrado com rios e açudes. De preferência, somente tomar banho naqueles onde haja guarda-vidas por perto. Ainda assim, conversando com os profissionais antes de entrar na água, para obter orientações específicas sobre os riscos do local.