1ª Cia/BBS realiza instrução com novos equipamentos de respiração autônoma

16 de abril de 2019 - 14:54

A 1ª Companhia de Busca e Salvamento do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS) realizou nesta terça-feira (16) instrução com os novos equipamentos de proteção respiratória (EPR) da marca Scott Safety, modelos Air Pak 75i e Propak F, adquiridos com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) da SSPDS.

Os EPRs servem tanto para atividades de combate a incêndio como para busca, salvamento e resgate em ambiente confinado e/ou com a presença de gases. Portanto, torna-se necessário a constante instrução da tropa, visando que esta disponha de conhecimento técnico, prático, teórico, bem como habilidade no manuseio de manutenção e em operação sempre atualizado.

“Este equipamento oferece uma série de vantagens, como um cilindro que, apesar de pequeno e leve, permite uma permanência prolongada no ambiente confinado. É um material de trabalho confortável, com estrutura projetada para seguir o contorno das costas com cinturão acolchoado na cintura e ombros, além de dispor de recursos de segurança reforçados, como um serviço de vibra e alerta com alarme sonoro e visual que adverte o usuário sobre a baixa pressão e redutor de pressão duplo”, explica o Major Daniel Oliveira Landim, comandante da 1ªCia/BB.

O Air Pak 75i é um aparelho de respiração autônomo de circuito aberto projetado para atender a Norma 1981 da National Fire Protection Association (NFPA). Todos os componentes, excluindo o cilindro de ar, foram projetados e fabricados pela Scott Safety e aprovados pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos.