Motoristas da 1ªCia/BBS participam de instrução off-road

11 de abril de 2019 - 13:39

Os motoristas da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS) tiveram uma instrução sobre condução de veículos em ambiente off-road nesta quarta-feira (10) com integrantes da Federação Off-Road do Ceará – FORCE.

A instrução iniciou com uma parte teórica no auditório da 1ª Cia/BBS, seguida de atividades práticas na praia do Porto das Dunas, em Aquiraz. Os militares foram instruídos sobre a utilização do guincho, travessia de rio, reconhecimento do terreno, passagem em água funda com lama, subida e descida de dunas usando somente a tração com freio. Além disso, foi feita a simulação do reboque de um veículo atolado com a utilização correta do guincho, atentando para todos os procedimentos de segurança necessários para essa situação.

Por fim, os militares também foram orientados acerca das ações que devem ser evitadas, ou mesmo proibidas, na condução de veículos em ambiente off-road.

A iniciativa da instrução partiu do comando da Companhia com o objetivo de qualificar os motoristas que se deparam ocasionalmente com ocorrências em áreas de praia, de dunas, estradas de carroçal e similares.

A intenção é que o condutor do veiculo saiba como não deixar a viatura atolar nesse tipo de ambiente, bem como saiba auxiliar outro carro que esteja atolado.