Alunos do CMCB recebem medalhas de Astronomia e Astronáutica

29 de março de 2019 - 17:40

Em cerimônias realizadas pela manhã e pela tarde, nesta sexta-feira (29), alunos do Ensino Fundamental II do CMCB receberam 77 medalhas e certificados obtidos em competições de Astronomia e Astronáutica em 2018.

“É motivo de muita alegria para todos na escola poder celebrar as conquistas dos nossos alunos. Nada como poder ver os resultados do esforço de cada um materializados nessas premiações de âmbito nacional que já estão se tornando tradição por aqui”, disse o tenente-coronel Francisco Zélio Martins de Menezes Júnior, diretor do CMCB.

Com as 64 medalhas obtidas só na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), o CMCB foi, pelo segundo ano consecutivo, a escola pública das redes estadual e municipal com os resultados mais expressivos do Ceará na competição nacional organizada pela Agência Espacial Brasileira.

“Os resultados são fruto do interesse dos alunos somado ao espírito inovador da escola, que é umas das poucas do país a oferecer uma disciplina curricular de Astronomia para seus estudantes”, avaliou o primeiro-tenente João Romário Fernandes Filho, professor de Astronomia do CMCB.

Destaques

A aluna Gabriela Campos Feitosa, do 9º ano, obteve o 3º lugar do Brasil no Concurso de Desenho Astronomia em Mãos com o trabalho “Do inseto à nebulosa”, em meio a 583 trabalhos inscritos por participantes de 20 estados do país. Além do certificado especial, ganhou material audiovisual astronômico concedido pelo projeto de divulgação científica Astronomia em Mãos.

Os alunos Isabele Estrela Alves Freitas, Samuel Lima da Silva e Caio Levi Ribeiro de Oliveira, do 9º ano, que obtiveram medalha de ouro pelo segundo ano consecutivo na OBA, receberam livros e revistas científicos, além das respectivas medalhas.

Medalhas

Ao todo, 35 alunos ganharam medalha de ouro, 13, de prata, e 16, de bronze na OBA em 2018. Além disso, 13 alunos ganharam medalha de bronze na Mostra Brasileira de Foguetes, após terem conseguido lançar foguetes feitos de garrafa PET a distâncias iguais ou superiores a 123 metros.