Alunos do Colégio dos Bombeiros participam de experimento internacional de Astronomia

22 de março de 2019 - 10:10

Alunos do 9o Ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) fizeram uma série de medições envolvendo o comprimento da sombra do Sol por volta do meio-dia nesta quinta-feira (21). O objetivo era reproduzir um experimento clássico realizado pelo matemático e astrônomo grego Eratóstenes mais de dois mil anos atrás, por meio do qual ele conseguiu calcular com incrível precisão a circunferência da Terra.

“Com base em dados obtidos numa cidade localizada na mesma longitude, mas a 800 km de distância da dele, e em medições que fez na própria cidade, Eratóstenes usou geometria básica para deduzir o comprimento da circunferência da Terra com um erro de apenas 0,2%”, explica o primeiro-tenente João Romário Fernandes Filho, professor de astronomia do CMCB.

O trabalho consistiu em colocar uma vara perpendicular ao solo em local aberto, de forma a permitir a medição do comprimento da sombra dela ao meio-dia solar verdadeiro em Fortaleza, que, nesta quinta, se deu às 11h41. Com as medidas da vara e da sombra, os alunos do Ensino Fundamental usaram trigonometria para deduzir qual era o ângulo de incidência da luz solar.

Ao mesmo tempo, outras 800 escolas de todo mundo faziam as mesmas aferições, sob a orientação da instituição grega Ellinogermaniki Agogi, que organiza anualmente o Eratosthenes Experiment. A iniciativa visa a aproximar escolas de diferentes partes do mundo para que possam comparar seus resultados e, como Eratóstenes fez, deduzir com base nos dados coletados a circunferência do planeta.