CBMCE realiza maior aquisição de equipamentos de respiração autônoma da história

20 de março de 2019 - 15:29

O CBMCE recebeu nesta quarta-feira (20), 82 novos equipamentos de proteção respiratória (EPR) da marca Scott Safety modelos Air Pak 75i e Propak F. Com um investimento de R$ 920.729,83, provenientes do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) da SSPDS, essa foi a maior aquisição de EPRs já feita pelo CBMCE.

“A nossa intenção é equipar a Corporação com o que há de melhor em termos de tecnologia voltada para o combate a incêndio no mundo. Esse material vai servir para ampliar nosso poder operacional em diferentes áreas de atuação, permitindo que atendamos com cada vez mais eficiência o povo cearense”, avalia o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante-geral do CBMCE.

Os EPRs servem tanto para atividades de combate a incêndio quanto para resgate em ambiente confinado.

“Este equipamento oferece uma série de vantagens, como um cilindro que, apesar de pequeno e leve, permite uma permanência prolongada no ambiente confinado. É um material de trabalho confortável, com estrutura projetada para seguir o contorno das costas com cinturão acolchoado na cintura e ombros, além de dispor de recursos de segurança reforçados, como um serviço de vibra e alerta com alarme sonoro e visual que adverte o usuário sobre a baixa pressão e redutor de pressão duplo”, avalia o tenente-coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, comandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar.

O Air Pak 75i é um aparelho de respiração autônomo de circuito aberto projetado para atender a Norma 1981 da National Fire Protection Association (NFPA). Todos os componentes, excluindo o cilindro de ar, foram projetados e fabricados pela Scott Safety e aprovados pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos.

Os equipamentos Scott Safety são comercializados no Brasil pela empresa Resgatecnica, responsável também pela assistência técnica e garantia dos aparelhos. Estiveram presentes na entrega técnica dos equipamentos os gerentes nacionais das referidas empresas, Rafael Gotola e Rafael Milo.