Oficial do CBMCE conclui treinamento de combate ofensivo no Espírito Santo

18 de março de 2019 - 12:21

O primeiro-tenente Raphael Antônio Sampaio de Oliveira concluiu nesta sexta-feira (15) o Treinamento de Combate Ofensivo com Exercício com Fogo Real promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES).

“O curso me proporcionou a experiência de participar de várias simulações extremamente realistas de incêndios com diferentes características, além de presenciar vários fenômenos do fogo, como backdraft, rollover, flashover, entre outros. Foi uma experiência que me deixou mais seguro e confiante, tanto no uso das técnicas quanto na utilização dos equipamentos de combate e proteção pessoal”, relata o tenente Sampaio.

A capacitação teve início na última segunda-feira (11) no Centro de Ensino e Instrução, localizado no bairro Laranjeiras, município de Serra, e teve foco no trabalho de tática e técnica das guarnições de combate a incêndio, visando aprimorar o combate em edificações, principalmente aquele feito a partir do interior de edificações, denominado combate ofensivo.

O curso foi formulado pelos instrutores capacitados na operação de simuladores de incêndio de última geração, adquiridos recentemente pelo CBMES, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A estrutura de treinamento possibilita, em ambiente seguro, recriar as condições de calor e fumaça utilizando fogo real. Esse conjunto de simuladores é o segundo em uso na América do Sul.

A turma, considerada piloto, contou com a participação de bombeiros militares de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso e do próprio Espírito Santo, além de brigadistas da Petrobras.