Bombeiros removem rocha de uma tonelada que bloqueava estrada no Vale do Jaguaribe

4 de março de 2019 - 15:13

A guarnição do Corpo de Bombeiros de serviço no município de Limoeiro do Norte neste sábado (3) foi acionada às 9 horas para realizar a remoção de uma rocha que havia se soltado de um barranco e estava bloqueando a CE 356.

Ao chegarem ao local, na estrada que liga Russas a Baraúna, o porte da rocha chamou a atenção dos bombeiros. “Era uma pedra enorme postada bem no meio da rodovia. O pior: sem nenhuma sinalização. Ela estava na estrada sabe-se lá há quanto tempo e ninguém havia se dado ao trabalho de sinalizar, nem que fosse com um galho”, relata o subtenente Helder, comandante da guarnição.

Diante do risco de acidentes associado à situação, e não sendo possível quebrar a rocha, os militares optaram pela estratégia de arrastá-la até o acostamento. Apesar da massa estimada em uma tonelada, por meio de um sistema que garantiu que a rocha deslizasse pela estrada em declive sem rolar, utilizando o motor guincho do ABT (caminhão de combate a incêndio causado pela guarnição) e uma linga de aço (cabo metálico com alta resistência à tração), foi possível realizar a remoção.

Além do subtenente Helder, participaram da operação o cabo Freitas e os soldados Ferreira e Maia.