Bombeiros partem para Operação Carnaval 2019

1 de março de 2019 - 12:27

Pelotões representativos do efetivo de 537 bombeiros militares que atuarão diariamente no estado durante a Operação Carnaval partiram na manhã desta sexta-feira (1º) da sede da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª Cia BSB) para os diversos postos onde atuarão durante o feriado.

Sob o comando do tenente-coronel Holdayne Pereira do Nascimento, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, destacamentos de combate a incêndio, resgate, salvamento, salvamento aquático e defesa ciivl participaram da solenidade militar que precedeu a partida.

A cerimônia foi presidida pelo coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante-geral do CBMCE, e contou com a presença do coronel Cleyton Bastos Bezerra, comandante-geral adjunto do CBMCE, do coronel José Nildson de Oliveira, coordenador operacional do CBMCE, e do coronel Ronaldo Bruno de Andrade, comandante de engenharia e prevenção de incêndio da Corporação.

Na pauta, além da partida formal para a Operação, houve a comemoração do aniversário da 1ª Cia/BSB, criada como Pelotão do Serviço de Salvamento e de Proteção em 1º de março de 1966.

Operação Carnaval

Durante a Operação, o CBMCE terá 249 militares em serviço ordinário, ou seja, distribuídos pelo Estado como já acontece todos os dias, e mais 288 em serviço extraordinário, distribuídos principalmente no litoral e nos arredores de rios e açudes do interior. No total, haverá bombeiros em 85 postos, espalhados por 43 municípios do Ceará.

Durante o feriado, o foco de atuação da Corporação recai sobre a prevenção aos afogamentos. Como praticamente todo o litoral fica coberto, o risco maior recai sobre os espelhos d’água do interior, que são altamente capilarizados, inviabilizando uma cobertura completa por parte do CBMCE.

Por isso, a orientação é que se tenha cuidado redobrado com rios e açudes. De preferência, somente tomar banho naqueles onde haja guarda-vidas por perto. Ainda assim, conversando com os profissionais antes de entrar na água, para obter orientações específicas sobre os riscos do local.