Dica de Prevenção: como isolar um incêndio

20 de fevereiro de 2019 - 09:57

Carnaval chegando, muita gente aproveita para viajar. Você sabia que uma dica de segurança muito importante para a sua residência, o seu comércio ou qualquer tipo de edificação é fechar todas as portas internas?

Calma que o Bombeiro explica! Ao fazer isso, você pratica uma das máximas da prevenção e do combate a incêndio: a compartimentação. Se o ambiente onde o fogo tem início é confinado – ou seja, é separado dos outros ambientes do imóvel por paredes, portas e janelas – o incêndio tende a ficar preso nesse cômodo por muito mais tempo do que ficaria se os ambientes se comunicassem.

Isso garante mais tempo para se perceber o incêndio antes que ele se alastre e possa causar maiores danos a moradores e ao próprio imóvel. Para o próprio Corpo de Bombeiros, essa medida facilita o trabalho, ao deixar o incêndio mais limitado espacialmente.

Uma simples porta aberta num ambiente pode ocasionar uma diferença de mais de 100 ºC na temperatura do cômodo que está pegando fogo! Isso acontece porque, além do combustível (qualquer coisa que possa pegar fogo no interior da edificação) e da fonte de calor inicial (um curto circuito, uma vela, um equipamento defeituoso), o incêndio depende da presença do comburente, que, no caso do nosso planeta, costuma ser o oxigênio presente no ar. Quanto mais oxigênio disponível, mais forte – e quente – o fogo ficará.

Portanto, a dica é: saiu de casa, feche as portas de dentro!

No vídeo abaixo, você pode ver nossos militares treinando a abordagem de um ambiente incendiado com uso de água para atacar a fumaça.