BSU capacita militares do Batalhão de Choque da PM

20 de fevereiro de 2019 - 11:56

Na tarde dessa terça-feira (19), uma equipe do Batalhão de Socorro e Urgência (BSU), antigo Núcleo de Resgate e Emergências Pré-Hospitalares (NREPH), promoveu uma capacitação para 18 militares pertencentes ao Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará.

O treinamento, solicitado diretamente pelo Comando da PMCE, teve como abordagem específica os primeiros socorros aplicados a situações cotidianas do serviço policial, a exemplo da contenção de ferimentos provocados por armas.

A base de abordagem foi o novo protocolo de atendimento pré-hospitalar em lesões exsanguinantes e torácicas, com ênfase no controle de hemorragias severas ocasionadas por armas de fogo e traumas severos. “Esse novo protocolo foi norteado por trabalhos científicos norte-americanos, como o PHTLS, o PHTLS tático e o TC3, que demonstraram que 60% das mortes em confrontos com armas de fogo ocorrem por hemorragias severas, 33%, por pneumotórax e 6% por insuficiência respiratória”, relata o tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, comandante do BSU.

A capacitação teve duração de 5 horas, divididas em 1h30 de abordagem teórica e 3h30 de oficinas práticas, e deverá servir de modelo para uma série de treinamentos voltados para o público interno do CBMCE durante o primeiro semestre de 2019.