CBMCE vai às ruas na maior operação de segurança da história do Ceará

26 de janeiro de 2019 - 20:59

Por toda parte, em Fortaleza e Região Metropolitana, era possível ver bombeiros militares na noite desta sexta-feira (25). Em viaturas de combate a incêndio, salvamento, resgate e vistoria técnica, 206 soldados do fogo atuaram ostensivamente em 46 lugares diferentes na Operação Contra-Ataque, a maior já realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará em toda a história.

“Nossa Corporação foi às ruas dar sua contribuição nesta operação sem precedentes, em que o Estado deu uma amostra clara de sua presença e de seu poder de mobilização no intuito de garantir a ordem e a segurança da população cearense”, declarou o coronel Luis Eduardo Soares de Holanda, comandante do CBMCE.

Durante a operação, que contou com a participação 5.787 agentes de segurança e de órgãos parceiros, 42 suspeitos foram capturadas, incluindo maiores presos e menores apreendidos, entre as 16 horas dessa sexta-feira (25) e as 3 horas da madrugada deste sábado (26). Além disso, 11 armas de fogo e 4,36 kg de drogas foram apreendidas. Apenas oito furtos, 80% a menos do que no mesmo período da semana passada, e oito roubos, uma redução de 79,5% em relação à semana anterior, foram registrados em Fortaleza e na Região Metropolitana durante esse intervalo de tempo.

Além da atuação dos milhares de agentes de segurança, trânsito e fiscalização, centenas de viaturas, três aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS e um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalharam de forma integrada no combate à criminalidade, realizando cercos, ações de saturação, cumprimento de mandados, barreiras de fiscalização. Os agentes penitenciários agiram na busca de foragidos e conferindo a localização de apenados que usam tornozeleiras eletrônicas. Cerca de 60 áreas tiveram ações dos órgãos de segurança intensificadas, com ocupação por parte da Polícia Militar do Ceará.

Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o destaque da operação foi o trabalho realizado de forma integrado. “Esse foi o destaque e é uma demonstração de força de todos os órgãos envolvidos. Estivemos em várias frentes. A inteligência identificou áreas onde pessoas saíram para realizar ações criminosas, e nelas realizamos saturações. A Supesp (Superintendência de Pesquisa e Estratégia em Segurança Pública) levantou regiões com índices mais elevados de crimes. A Polícia Civil do Ceará cumpriu mandados de prisão. Também foram realizadas capturas em flagrantes. É necessário destacar também as ações de fiscalização de trânsito. O apoio federal, por meio da PRF e da Força Nacional, foi importante. Vamos dar continuidade a esse trabalho determinado, forte e coeso contra o crime organizado, contra esses bandidos que tentam atemorizar a população. A gente vai pra cima e vai continuar na ofensiva”, frisou André Costa.