Comandante do Resgate do CBMCE faz palestra em Jornada Científica

16 de dezembro de 2018 - 09:10 # #

O tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, comandante do Núcleo de Resgate e Emergências Pré-Hospitalares do CBMCE, fez a palestra de abertura da última Jornada Científica da Cooperativa de Atendimento Pré Hospitalar (Coaph), realizada no Ponta Mar Hotel, em Fortaleza, na última quinta-feira (13). Após as boas-vindas de Newton Lacerda, presidente da Coaph, o militar desenvolveu o tema “Controle de sangramento severo”.

“Conheci no início do ano as técnicas de controle de hemorragias severas da Força Nacional de Segurança e aí começamos um grupo de estudos sobre o tema aqui. Enviamos mais militares para fora do Estado em busca de capacitação e continuamos avançando durante todo o ano nesse projeto. O que eu apresentei na Jornada foi um resumo do que temos feito, entre treinamentos e aulas teóricas, nesse campo”, explica o oficial.

A Jornada Científica terminou neste fim de semana, após três dias de programação. O encontro foi uma promoção do Departamento de Ensino da Coaph, que teve o intuito de proporcionar a profissionais e estudantes da área da saúde uma oportunidade de discussões e trocas de experiências entre os diferentes perfis de atendimento de urgência e emergência no país.

O evento contou com a participação de especialistas renomados que, nos três dias de evento, abordaram temas relevantes para a qualidade de atendimento em urgência e emergência através de palestras, talk shows e oficinas.