Bombeiros se capacitam em resgate de mamíferos marinhos

27 de junho de 2018 - 12:55 # #

.

Cerca de 40 militares da 1ª e da 2ª Seções de Salvamento Marítimo do CBMCE participaram do Curso de Capacitação para Atendimento a Encalhes de Mamíferos Marinhos promovido nesta terça (26) e quarta-feira (27), respectivamente, nos quarteis do Mucuripe e do Icaraí.

.

O curso, ministrado pelo biólogo Antônio Carlos Amâncio, coordenador de resgate de mamíferos marinhos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), faz parte do projeto Manatí, dedicado à conservação do peixe-boi marinho e do boto-cinza nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
.
“No caso de uma baleia ou um boto encalharem, nós vimos as técnicas mais adequadas de abordagem, tanto para garantir a integridade do animal vivo quanto para lidar com o animal morto”, explica o o capitão Fernando Chailon Rodrigues Fonteles, um dos participantes do curso.
O Projeto
.

O Projeto Manatí realiza ações de atendimento a encalhes de mamíferos marinhos no estado, desde Fortaleza até Barroquinha, sendo responsável pela reabilitação, soltura e monitoramento de mamíferos marinhos. As estratégias para preservação desses animais ainda envolvem pesquisas genéticas e populacionais, atividades de informação e educação ambiental, com palestras, aulas técnicas, capacitações e eventos voltados para as comunidades da costa cearense.
.
O projeto, que conta com o apoio do Sesc e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, tem como um de seus objetivos a conscientização da população para a conservação de espécies ameaçadas de extinção na costa cearense, como o peixe-boi marinho e o boto-cinza.