Aesp forma bombeiros especialistas em resgate e atendimento pré-hospitalar

26 de junho de 2018 - 12:30 # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta segunda-feira (25), a formatura de mais uma turma do Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar (CESE-PH). A capacitação objetiva habilitar os profissionais de segurança pública para agirem em situações de emergência, em que seja necessário aplicar os conhecimentos e procedimentos de avaliação, abordagem e identificação de problemas que comprometam a vida.

Sob a coordenação do Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar (NREPH) do CBMCE, os 34 alunos que concluíram o curso tiveram, no período de nove semanas, instruções teóricas e práticas de anatomia e fisiologia humana, atendimento pré-hospitalar, resgate veicular, busca e resgate de vítimas, atendimento em vítimas de afogamento, entre outros temas necessários ao desenvolvimento técnico dos novos resgatistas do Estado do Ceará.

“O militar que se forma nessa área vai estar apto a trabalhar nas viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros, porque existe uma portaria do Ministério da Saúde que dita como deve ser a formação. Nessa turma, dez são propriamente do resgate, enquanto os outros 24 são de áreas como salvamento aquático, combate ao incêndio e salvamento e a participação deles no curso ajuda melhora a qualidade do atendimento da população cearense”, aponta o tenente-coronel Albert Einstein Lima Arruda, comandante do NREPH.

Segundo o soldado Stephenson de Paiva Saraiva, da 1ª SB do 1ª GB, esse treinamento possibilitou um ganho profissional em termos de conhecimento, e pessoal, no que diz respeito a salvar vidas. “Tivemos grandes oportunidades de treinamento para nos enriquecer profissionalmente e melhorar cada dia mais o atendimento ao público e à população cearense. Eu acho que dentro dos Bombeiros é um curso obrigatório que todos devem ter, esse treinamento de salvar vidas”, finaliza o militar.