Bombeiro do Ceará é 2º lugar em Curso de Instrutor de Combate a Incêndio em Goiás

14 de junho de 2018 - 12:36 # #

O primeiro-tenente Dávio Barbosa dos Santos, com o segundo melhor desempenho geral, e o primeiro-tenente José Airton Miranda Forte Filho concluíram o Curso de Instrutor Flashover (CIF) oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) no Centro de Operações e Tecnologia de Incêndio (COTI), no município de Anápolis (GO).

O curso, com 180 horas, teve duração de cerca de um mês e visava a formar instrutores de combate a incêndio urbano capacitados para atuar em locais confinados, habilitando-os a ministrar instruções em simuladores de incêndio em tempo real. Concluíram a formação 26 militares dos estados de Goiás, Distrito Federal, Ceará, Minas Gerais e Santa Catarina, além de militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

O CIF foi marcado por intensas atividades práticas, com instruções de EPI e EPR, resgate do canga, técnicas de progressão, estratégia e tática de combate a incêndio, ventilação, mangueiras de incêndio e operações de incêndio em edificações verticais.

Os participantes do curso tiveram oportunidade de lidar com equipamentos de última geração utilizados por bombeiros que auxiliam nas operações de combate a incêndio e se utilizam de um simulador em tempo real, tipo contêiner, que, além da visualização dos fenômenos do fogo e do emprego das técnicas de combate, permite testar atributos como resistência, persistência e equilíbrio emocional, necessários ao combatente do fogo.