Para que serve o extintor de incêndio?

26 de fevereiro de 2023 - 09:12 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Para que serve o extintor de incêndio?

Para que serve?

Para que serve o extintor de incêndio? O extintor é um equipamento de segurança que serve para controlar e extinguir incêndios em sua fase inicial. Ele funciona emitindo um agente extintor, que pode ser água, espuma, pó químico, dióxido de carbono (CO2) ou outros produtos químicos, dependendo do tipo de fogo. O agente extintor age resfriando o material combustível, interrompendo a reação em cadeia ou eliminando o oxigênio do ambiente para extinguir o fogo.

O extintor é utilizado para combater incêndios em diversos locais, como residências, comércios, indústrias, veículos, entre outros. É importante lembrar que, em caso de incêndio, é fundamental chamar imediatamente os bombeiros e utilizar o extintor apenas se o fogo ainda estiver em sua fase inicial e se você tiver recebido treinamento adequado para o uso do equipamento.

O extintor é um dispositivo de segurança utilizado para controlar e extinguir incêndios em seus estágios iniciais. Existem vários tipos diferentes de extintores, mas todos eles funcionam de maneira semelhante, utilizando agentes extintores para suprimir o fogo.

Em linhas gerais como funciona um extintor?

Primeiramente, identifique o tipo de incêndio: é importante saber o tipo de combustível envolvido no incêndio, pois diferentes tipos de extintores são adequados para diferentes tipos de incêndios. Existem extintores projetados para lidar com incêndios de classe A, que envolvem materiais como madeira, papel e tecido, extintores para incêndios de classe B, que envolvem líquidos inflamáveis, como óleo e gasolina, e extintores para incêndios de classe C, que envolvem equipamentos elétricos energizados.

Logo depois, selecione o extintor correto: escolha o extintor adequado para o tipo de incêndio que você está lidando.

Ainda assim, aponte o bocal do extintor: aponte o bocal do extintor na direção da base do fogo, a área onde o combustível está queimando.

Pressione a alavanca de descarga: aperte a alavanca de descarga para liberar o agente extintor.

Em resumo, movimente o bocal do extintor: mova o bocal do extintor lentamente de lado a lado para extinguir todo o fogo. Se o fogo começar a se espalhar novamente, pare de usar o extintor e chame os bombeiros imediatamente.

Por fim, é importante lembrar que o uso inadequado do extintor pode ser perigoso e até mesmo agravar a situação. Portanto, é fundamental receber treinamento adequado antes de usar um extintor de incêndio.

A História do extintor

A princípio, o extintor de incêndio é um equipamento muito importante e presente em diversos ambientes, mas nem sempre foi assim. Nesse sentido, sua história começa no século XIX, com a criação de um dispositivo conhecido como “extintor de chuveiro”, que consistia em um reservatório com água pressurizada que era liberada por meio de uma válvula quando acionada.

No entanto, o primeiro extintor de incêndio moderno, como conhecemos hoje, foi patenteado em 1818 pelo químico britânico George William Manby. Ele criou um dispositivo portátil que consistia em um recipiente de cobre contendo uma solução de bicarbonato de sódio e água pressurizada com gás comprimido. Quando acionado, o dispositivo produzia uma nuvem de dióxido de carbono que sufocava as chamas.

químico britânico George William Manby

George William Manby e o primeiro extintor moderno

Inovações

Ao longo do tempo, outras inovações foram sendo adicionadas aos extintores de incêndio, como a introdução do pó químico seco, que tem a capacidade de extinguir diversos tipos de incêndio, incluindo os causados por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos.

O primeiro extintor de incêndio automotivo foi patenteado por um americano chamado Frederick Simms, em 1905,. Em síntese, ele criou um dispositivo com uma pequena quantidade de água e uma solução de bicarbonato de sódio, que era liberada por meio de um tubo quando o extintor era acionado.

Definitivamente, desde então, os extintores de incêndio evoluíram significativamente, com novas tecnologias e materiais sendo adicionados para torná-los mais eficientes e seguros. Como resultado, existem diversos tipos de extintores, cada um com características específicas para combater diferentes tipos de incêndio.