Ciência que rompe tabus: Guardiões da vida em ação no CMCB

11 de agosto de 2025 - 09:42 # # #

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Guardiões da Vida - Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Capacitação do tenente-coronel Edir Paixão une rigor acadêmico e didática acessível para formar agentes de prevenção à vida no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros

Ciência que rompe tabus: Guardiões da vida em ação no CMCB. Primeiramente, neste sábado, 9 de agosto de 2025, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) iniciou uma jornada transformadora. Sob liderança do tenente-coronel Edir Paixão — Mestre (UFC) e membro da Federação Internacional de Psicologia das Emergências (FIPE- IFPE) —, o projeto “Guardiões da Vida” mobilizou discentes.

Em seguida, aulas imersivas desvendaram suicidologia, tanatologia e assassinologia. Combinando evidências empíricas, filmes e diálogos, ainda desconstruíram tabus sobre morte e vícios. Consequentemente, converteram complexidade em clareza.

Depoimentos dos Alunos

Sobre o impacto, depoimentos atestaram: Érila Gomes celebrou “informações essenciais e raras”; Nicolas Bezerra enfatizou a abordagem “transformadora”; enquanto Levy Oliveira destacou a didática. Assim, todos uniram propósito: salvar vidas.

Posteriormente, dois novos encontros ocorrerão em agosto da estratégia prevencionista. Neles, os agentes receberão botons metálicos e certificados. Paralelamente, Direção do CMCB e Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) reforçam desse modo o compromisso institucional.

Finalmente, “Juntos somos mais fortes” ecoa. Diante de urgências em saúde mental, contudo, o projeto alia ciência, empatia e ação para reescrever futuros.

Guardiões da vida – Como prevenir?

A princípio, para todos os participantes do treinamento, a melhor forma de prevenir o suicídio é manter boas relações sociais e, principalmente se preocupar com o próximo.

Como também, é fundamental saber encaminhar quem precisa ao profissional certo, assim como, treinar as próprias pessoas da equipe para que saibam identificar aqueles que estão passando por problemas, além de focar no que se pode fazer no lugar de culpar quem passa por isso. Em síntese, estes são os primeiros passos para a prevenção. “Somente conhecendo podemos prevenir”, destacou o tenente-coronel José Edir Paixão de Sousa, do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

Ainda assim, lembramos que a estratégia Guardiões da Vida nasce no Brasil com o Vidas Preservadas no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

Por fim, o treinamento é reconhecido pela Federação Internacional de Psicologia das Emergências (FIPE-IFPE).

rodapé 100 anos