CTDH/CBMCE promove saúde e inclusão com o Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade

31 de julho de 2025 - 19:20 # # # #

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

CTDH/CBMCE promove saúde e inclusão com o Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) promove o bem-estar da população por meio do Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS), idealizado e executado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH). A princípio, criado em 2003, o PSBS nasceu como uma iniciativa voluntária do CBMCE. O foco inicial foi oferecer atividades físicas de baixo impacto para pessoas da melhor idade.

Ao longo dos anos, o projeto cresceu e ganhou novas frentes de atuação. Hoje, também desenvolve ações socioeducativas, campanhas de prevenção e eventos de cidadania.

Segundo o comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, “a melhor idade, os idosos, recebem atividade física de baixo impacto e lúdica”. O objetivo é promover saúde com inclusão social.

Como também, durante a pandemia da Covid-19, o PSBS se reinventou. As atividades passaram a ser transmitidas por lives no canal do CBMCE no YouTube e pela TV Ceará.

Como nasce um núcleo do PSBS

A criação de um núcleo começa com um ofício da comunidade ao Coronel Comandante-Geral do CBMCE. O pedido formaliza o interesse local na implantação do programa. Em seguida, o CTDH realiza um estudo de viabilidade. A análise leva em conta fatores sociais, logísticos e de adesão comunitária antes da instalação oficial.

Reconhecimento e expansão

Em 2019, o programa recebeu reconhecimento legal. O então governador Camilo Santana sancionou a Lei que tornou o PSBS uma Política de Estado. Desde então, o PSBS se expandiu por todo o Ceará.

Segundo o Tenente-Coronel  Paulo George Girão da Silva, “atualmente, conta com 506 núcleos ativos, atendendo 33.074 pessoas cadastradas no CTDH”, declarou o comandante do CTDH.

O programa reforça o papel do CBMCE como instituição cidadã. Além do socorro emergencial, os bombeiros também contribuem com saúde, educação e desenvolvimento humano.

Vidas alheias e riquezas salvar!

rodapé 100 anos