CMCB lidera convocações para seletivas de astronomia entre as escolas públicas do Brasil
6 de janeiro de 2025 - 11:47
O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) do Ceará se destacou nacionalmente como a escola pública com o maior número de alunos convidados a participar da prova presencial de seleção para as equipes que representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2025.
Sete estudantes do CMCB foram classificados para essa etapa seletiva, que determinará os integrantes das equipes brasileiras nas duas competições internacionais: a 18ª International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA), que será realizada na Índia, e a 17ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em local a ser definido.
Os alunos se classificaram com base no desempenho na 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em 2024, e na etapa de provas online das Seletivas. Essa próxima fase incluirá provas teóricas e práticas, como observação do céu e uso de cartas celestes.
É o quarto ano consecutivo em que a escola tem alunos classificados para a etapa presencial que ocorre tradicionalmente num hotel fazenda em Barra do Piraí, 150 km da capital carioca.
“A astronomia ocupa um papel estratégico na escola. Exploramos fortemente a sua natureza de campo de estudos transdisciplinar, que perpassa física, química, biologia, matemática e geografia. Ao mesmo tempo, fazemos dela uma ferramenta de estímulo ao interesse dos alunos pelas ciências da natureza e da matemática desde o Ensino Fundamental”, explica o capitão João Romário Fernandes Filho, professor de astronomia do CMCB.
Contando com um trabalho sistemático de ensino de astronomia desde 2016, os alunos do CMCB acumulam mais de 600 medalhas em olimpíadas e competições nessa área nos últimos oito anos.
A conquista reforça o compromisso da escola com a oferta de uma educação de excelência e com o incentivo ao desenvolvimento acadêmico nas diversas áreas científicas. “Estamos muito orgulhosos pelo desempenho dos nossos alunos, que representam não só nossa escola, mas também a capacidade e o potencial dos estudantes da rede pública do Ceará. Temos investido fortemente numa abordagem diferenciada dos conteúdos, com carga horária reforçada, visando a melhorar ano a ano nossos indicadores. “, destacou o coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, diretor do colégio.
Em 2024, o CMCB abriu as primeiras turmas da rede pública estadual voltadas para a preparação para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), englobando alunos do 9° ano do Fundamental e do 1°ano do Médio. Em 2025, o projeto será ampliado, visando a qualificar da melhor forma possível os alunos egressos da escola ao final do Ensino Médio.