Cavalo é resgatado de canal no Conjunto Habitacional Babilônia II, em Fortaleza

9 de julho de 2024 - 11:31 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Cavalo é resgatado de canal no Conjunto Habitacional Babilônia II, em Fortaleza

Batalhão de Busca e Salvamento (BBS)

Cavalo é resgatado de canal no Conjunto Habitacional Babilônia II, em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7).

A princípio, nesta manhã, 9 de julho de 2024, o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado de emergência. O solicitante informou que um cavalo havia caído em um canal no Conjunto Habitacional Babilônia II. O local fica situado atrás da Cagece, no bairro Passaré, em Fortaleza.

Segundo o solicitante, o animal estava no canal desde o dia anterior e não conseguia ficar em pé. Imediatamente, a equipe de busca e salvamento 2, sob o comando do tenente Amaro e composta pelos soldados Marinho, Ramos e Maia, se deslocou para o local. Assim, ao chegarem, os bombeiros militares constataram a veracidade da informação e iniciaram a operação de resgate do cavalo. Com técnicas específicas de ancoragem e içamento e equipamentos adequados, a guarnição, com ajuda de populares, resgatou o animal do canal com segurança e ileso.

Após alguns minutos de operação, o cavalo foi resgatado com sucesso e recebeu os cuidados necessários. Felizmente, o animal não apresentava ferimentos, apenas estava debilitado devido ao tempo que permaneceu no canal.

Balanço

Em resumo, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou um aumento significativo de 4,95% no número de animais resgatados entre janeiro e junho de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos primeiros seis meses deste ano, se resgatou 6322 animais em todo o estado, contra 6024 em 2023. Este aumento reflete a crescente interação entre humanos e fauna local, exigindo maior atenção e medidas preventivas.

Prevenção

Neste sentido, a prevenção é fundamental para evitar incidentes com animais silvestres. O CBMCE alerta para a importância de se manter distância de serpentes e outros animais potencialmente perigosos. Medidas como tampar poços, cercar e sinalizar áreas de risco, além de fechar corredores estreitos, são essenciais para evitar quedas e aprisionamento de animais e pessoas nesses locais. Essas ações não apenas protegem a fauna, mas também garantem a segurança da população.

Portanto, a conscientização sobre a convivência segura com a fauna local é crucial. A adoção de práticas preventivas pode reduzir significativamente o número de resgates e promover uma coexistência harmoniosa entre humanos e animais. Por fim, o CBMCE continua empenhado em proteger tanto a população quanto a fauna, reforçando a importância de medidas preventivas e da educação ambiental.

rodapé