CBMCE corta 1061 árvores que ofereciam risco grave e iminente em 2024

8 de julho de 2024 - 19:01 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

CBMCE corta 1061 árvores em perigo em 2024

Corpo de Bombeiros regista aumento de 28,76% em relação a 2023

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou um aumento significativo no número de árvores cortadas no Ceará, no primeiro semestre de 2024. Comparando com o mesmo período de 2023, o crescimento foi de 28,76%, totalizando 1061 árvores cortadas. Esse aumento evidencia a importância da prevenção e dos cuidados adequados com a arborização urbana.

Fevereiro, com 338 cortes, foi o mês com maior demanda, seguido por março (253), abril (149) e maio (115). Entre os fatores que contribuem para a queda de árvores, destacam-se buracos no caule, inclinação acentuada, presença de parasitas, raízes expostas e condições inadequadas do solo. O período chuvoso agrava o risco, pois o peso da água acumulada nas copas pode desestabilizar as árvores.

Outro fator determinante é a poda inadequada. Realizada sem acompanhamento técnico, a poda pode comprometer o equilíbrio da árvore, tornando-a mais suscetível a quedas. A poda correta, por outro lado, é fundamental para a saúde da árvore, devendo ser realizada para fins de manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização, por exemplo.

Prevenção

A Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) é o órgão responsável pela poda em logradouros públicos, mediante solicitação da Secretaria Regional do bairro. Já o Corpo de Bombeiros** atua exclusivamente em casos de risco grave e iminente de queda, realizando o corte da árvore. É importante ressaltar que, para cada árvore cortada, o CBMCE recomenda o plantio de outras duas, como forma de compensação ambiental.

Em 2023, o CBMCE atendeu 1415 ocorrências dessa natureza representando uma redução de 7,03% em relação a 2022. As ocorrências abrangem desde árvores caídas em vias públicas até casos em que a árvore atingiu veículos ou telhados. A população pode contribuir com a prevenção de acidentes, solicitando a poda ou o corte de árvores que apresentem riscos, através do telefone 193.

Investir na prevenção, por meio de cuidados regulares com a arborização urbana, é essencial para garantir a segurança da população e a preservação do meio ambiente.

Mais um corte de árvore

A princípio, por volta das 10h desta manhã de segunda-feira (8), o salvamento 5 cortou uma árvore que partiu e arriou sobre uma residência, causando danos no telhado. Não houve vítima. O fato ocorreu na Rua Professor Miramar da Ponte, no bairro Henrique Jorge. Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6). Por fim, atuaram na ocorrência, o sargento Celso e os soldados Douglas e Dias.

rodapé