CBMCE e Aesp Concluem Primeiro Curso de Planejamento Estratégico
4 de julho de 2024 - 07:47
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Curso de Planejamento Estratégico
Nesta sexta-feira, 28 de julho de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) concluíram o primeiro curso de planejamento estratégico. Inicialmente, a iniciativa ocorreu no auditório central da universidade Uninassau, em Maracanaú, CE. Posteriormente, o curso começou às 7h30 do dia 25 de julho de 2024, com a abertura oficial realizada pelo Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militares do CBMCE, Tenente Coronel QOBM Luiz Cláudio Araújo Coelho, coordenador e idealizador do curso.
Além disso, o evento contou com a presença de alunos, comandantes de unidades e oficiais superiores do CBMCE. Adicionalmente, participaram oficiais e praças do 2º Batalhão de Bombeiros, outras unidades operacionais do CBMCE, alunos da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e coordenadores das defesas civis de Maracanaú, Pacatuba e Itaitinga. Igualmente, autoridades ligadas ao planejamento estratégico também estiveram presentes.
O curso
Consequentemente, o principal objetivo do curso foi orientar e, quando necessário, reorganizar as instituições na busca por melhores resultados. Dessa forma, o planejamento estratégico visa refinar a trajetória das organizações participantes. Assim como, busca aferir e realizar metas do Plano de Gestão da Corporação e traçar estratégias para implementar as diretrizes do Comando Geral.
Portanto, o evento foi considerado um projeto embrionário de Planejamento Estratégico do CBMCE. Além disso, discussões sobre resultados operacionais e novas técnicas de formatação de planos estratégicos foram realizadas. Adicionalmente, o Sistema de Controle das defesas civis participantes foi abordado, bem como os preparativos para a nova turma do curso.
Ao final, houve uma reunião entre o Tenente Coronel Luíz Cláudio Araújo Coelho, instrutores do curso e comandantes das unidades subordinadas. Assim, reforçar o trabalho de prevenção a acidentes e elevar os índices de satisfação dos bombeiros são algumas das metas do plano. Finalmente, melhorar formas de ensino também é um objetivo para os próximos cursos de planejamento.