Oficial do CBMCE é avaliador no 2º desafio de salvamento veicular do CBMMT
27 de junho de 2024 - 16:30 #Oficial do CBMCE é árbitro no 2º desafio de salvamento veicular do CBMMT
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Oficial do CBMCE é árbitro no 2º desafio de salvamento veicular do CBMMT que se realizou nos dias 25 e 26 de junho, na cidade de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso.
A princípio, pela capacidade técnico-profissional, a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento Veicular (ABRES) indicou, o coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda do CBMCE, como avaliador para o CBMMT que solicitou o bombeiro militar ao CBMCE, com todos os custos pagos pelo solicitante.
Como também, o coronel Albert também foi avaliador no 5º Desafio Catarinense e 6º Encontro Nacional de Trauma, realizados em abril de 2024, em Santa Catarina. Além disso, também participou, a convite da Associação Latino-Americana de Resgate Veicular (ALAREV), em maio de 2024, na cidade de Puerto Montt, no Chile, do II Encontro Latino-americano de Resgate Veicular e Trauma. Dessa forma, reuniram-se profissionais de saúde, enfermagem, técnicos de enfermagem, socorristas e resgatistas para melhorar suas capacidades em atendimento pré-hospitalar (APH) e bombeiros militares e civis.
Salvamento veicular.
O salvamento veicular é o processo de resgate e recuperação de um veículo que sofreu um acidente ou está em uma situação perigosa. É uma técnica que envolve o uso de equipamentos especializados, como guinchos, macacos hidráulicos, serras e cortadores de metal, para extrair uma pessoa presa em um veículo ou remover um veículo que esteja obstruindo uma via pública.
Os profissionais envolvidos nessa atividade treinam técnicas de resgate e segurança, e trabalham para minimizar os riscos para as pessoas envolvidas no acidente e para as equipes de resgate.
O salvamento veicular é uma parte importante do trabalho de serviços de emergência, como bombeiros e serviços de resgate, e pode ajudar a salvar vidas e minimizar os danos em acidentes de trânsito.