Surf Salva: Mais duas turmas formadas em Aquiraz e Fortaleza

1 de fevereiro de 2024 - 16:03 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Projeto Surf Salva – CBMCE

A princípio, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) formou mais duas turmas do projeto Surf Salva, capacitando 34 surfistas em técnicas de prevenção e salvamento aquático.

Assim, a Escola Erê Surf no Pontão do Iguape, em Aquiraz, 18 surfistas concluíram o curso com formação entre 08 e 10 de janeiro. Enquanto na Praia da Leste Oeste, em Fortaleza, 16 surfistas da escola NS de Surf receberam a formação entre 22 e 24 de janeiro.

Surf Salva: Mais duas turmas formadas em Aquiraz e Fortaleza

Turma na Escola Erê Surf no Pontão do Iguape em Aquiraz

Conteúdo programático

Como também, o curso Surf Salva aborda temas como: Prevenção de afogamentos; Abordagem de vítima consciente e inconsciente; Ressuscitação cardiopulmonar (RCP); Suporte básico de vida e aplicação do Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Projeto Surfe Salva

Desde 1995, o projeto já capacitou mais de 6 mil surfistas. O objetivo é ampliar a cobertura de guarda-vidas na orla marítima do Ceará, formando uma rede de colaboradores para prevenir acidentes e salvar vidas.

Depoimentos

“A cada nova turma, aumentamos nossa capacidade de prevenir afogamentos no mar. O Surf Salva se tornou uma ferramenta essencial para a segurança aquática em nosso estado”, ressalta o comandante.

Em resumo a senhora Juliana Caliope Oliveira, mãe de uma aluna autista de 12 anos, mas também surfista falou sobre a importância do projeto Surf Salva.

Por fim, as novas turmas do Surf Salva reforçam o compromisso do Corpo de Bombeiros com a segurança das pessoas que frequentam as praias do Ceará. Através da formação de surfistas como agentes de prevenção, o projeto contribui para a redução do número de afogamentos e salva-vidas.