A Importância dos Chuveiros Automáticos Contra Incêndio (Sprinklers)

2 de outubro de 2023 - 11:05 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

A Importância dos Chuveiros Automáticos contra Incêndio (Sprinklers)

Os chuveiros automáticos contra incêndio, também conhecidos como sistemas de sprinklers, desempenham um papel fundamental na segurança de edifícios e na prevenção de incêndios.

A princípio, destacamos algumas características:

1. Supressão Rápida de Incêndios: Os chuveiros automáticos são projetados para detectar e combater incêndios de forma rápida e eficaz. Como também, estes são ativados automaticamente quando a temperatura atinge um certo limite, liberando água sobre a área afetada. Assim, isso ajuda a conter o incêndio antes que ele se espalhe e cause danos significativos.

2. Proteção de Vidas Humanas: A principal prioridade em um incêndio é a segurança das pessoas. Ou seja, os chuveiros automáticos podem reduzir drasticamente o risco de ferimentos e mortes, fornecendo uma fonte imediata de água para extinguir o fogo ou retardar sua propagação. Isso dá às pessoas mais tempo para evacuar o edifício com segurança.

3. Minimização de Danos à Propriedade: Os sistemas de sprinklers podem evitar danos materiais significativos, uma vez que controlam incêndios antes que eles possam se alastrar. Isso é especialmente importante em edifícios comerciais, industriais e residenciais, onde os danos causados pelo fogo podem ser devastadores.

4. Redução dos Custos do Seguro: Muitas seguradoras oferecem descontos significativos nas apólices de seguro para edifícios equipados com sistemas de sprinklers. Isso ocorre porque os chuveiros automáticos aumentam a probabilidade de conter incêndios, reduzindo as reivindicações e os custos associados.

5. Conformidade com Regulamentações: Em muitas jurisdições, a instalação de chuveiros automáticos é obrigatória em determinados tipos de edifícios, como edifícios comerciais, industriais e de grande altura. Em síntese, o não cumprimento dessas regulamentações pode resultar em multas e penalidades.

6. Prevenção de Propagação de Fogo: Antes de mais nada, os chuveiros automáticos podem evitar que o fogo se espalhe para outras partes do edifício, o que é crucial para conter a situação e evitar a propagação de fumaça tóxica.

7. Resposta Eficiente em Caso de Incêndio Desacompanhado: Os sistemas de sprinklers funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, independentemente da presença de pessoas no edifício. Isso significa que, mesmo se um incêndio ocorrer quando o edifício estiver vazio, o sistema ainda pode responder de maneira eficaz.

Em resumo, os chuveiros automáticos contra incêndio desempenham um papel crucial na proteção de vidas humanas, na prevenção de danos à propriedade e na mitigação de incêndios. Eles são uma parte essencial da estratégia de segurança contra incêndio e devem ser instalados e mantidos adequadamente em edifícios comerciais, industriais e residenciais para garantir a máxima proteção.

A legislação pertinente

Por fim, a Norma Brasileira ABNT NBR 10897 versa sobre os Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) também aborda o tema de modo específico por meio da Norma Técnica Nº 015/2008.