Descargas Atmosféricas no Brasil: A Importância do Sistema de Proteção Contra Raios

28 de setembro de 2023 - 11:22 # # #

O Brasil ostenta o título de líder mundial em descargas atmosféricas, um fenômeno natural poderoso e imprevisível. Essa proeminência se deve à combinação de fatores climáticos, padrões de precipitação, massas de ar e níveis de umidade que caracterizam nosso vasto território. No entanto, essa notoriedade traz consigo riscos significativos não apenas para a segurança das pessoas, mas também para a integridade de estruturas e equipamentos.

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), cerca de 77,8 milhões de descargas incidem no solo por ano no país. ELAT/CCST/INPE. Dados da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas Totais. São José dos Campos – SP, 2020.

A Ameaça das Descargas Atmosféricas

Relâmpagos e raios, produtos das descargas atmosféricas, são ocorrências frequentes no Brasil. Sua intensidade e duração variam, mas, em muitos casos, podem ter efeitos devastadores. Para enfrentar essa ameaça, foi instituída a NBR 5419 em 2015, uma norma técnica que abrange todo o país e estabelece diretrizes para a proteção contra raios.

A NBR 5419 e o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA)

A NBR 5419 desempenha um papel fundamental na padronização das medidas de proteção contra descargas atmosféricas no Brasil. Ela define os requisitos para a instalação de Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) em edificações e estruturas, abrangendo desde residências até complexos industriais.

Um SPDA é um sistema completo projetado para mitigar os efeitos adversos das descargas atmosféricas. Consiste em condutores, captores, dispositivos de aterramento e sistemas de dissipação de energia. O principal objetivo de um SPDA é direcionar a corrente elétrica da descarga atmosférica com segurança para a terra, impedindo danos às estruturas e prevenindo incêndios.

Exigências normativas do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI)

As exigências mínimas para um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) no Brasil estão estabelecidas na Norma Brasileira ABNT NBR 5419, que define as diretrizes para o projeto, instalação, inspeção e manutenção de SPDAs. Essa norma é amplamente reconhecida e adotada em todo o país. Aqui estão algumas das principais exigências mínimas estabelecidas pela ABNT NBR 5419:

Classificação da Estrutura: A norma classifica as estruturas em quatro classes (I, II, III e IV) com base em critérios como o tipo de ocupação, tamanho e localização geográfica. A classe determina o nível de proteção necessário.

Projeto e Instalação: O SPDA deve ser projetado e instalado de acordo com as diretrizes da norma, levando em consideração a classificação da estrutura e outros fatores específicos.

Captores: O sistema deve incluir captores de descargas atmosféricas (ou para-raios) dimensionados adequadamente e posicionados estrategicamente na estrutura.

Condutores de Descida: Deve haver condutores de descida adequados que conduzam a corrente da descarga atmosférica com segurança até o solo.

Aterramento: O SPDA deve ser devidamente aterrado para dissipar a energia da descarga na terra de forma segura.

Dispositivos de Proteção: É necessário incluir dispositivos de proteção, como DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos) e equipotencialização, para proteger contra surtos elétricos.

Inspeção e Manutenção: O sistema deve passar por inspeções regulares e manutenção para garantir seu funcionamento adequado.

Documentação: Deve ser fornecida documentação completa que descreva o projeto, instalação e manutenção do SPDA.

Placas de Identificação: Placas de identificação devem ser afixadas para indicar a existência do sistema e fornecer informações relevantes.

Sinalização de Segurança: Áreas de risco devem ser devidamente sinalizadas para alertar sobre a presença do SPDA.

Anotação de Responsabilidade Técnica (ART): A ART deverá ser emitida por um profissional capacitado juntamente ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

É importante observar que essas são apenas algumas das principais exigências da norma ABNT NBR 5419. Os requisitos específicos podem variar dependendo da classificação da estrutura, do uso, da localização geográfica e de outros fatores. Portanto, é fundamental consultar a norma completa e/ou um profissional qualificado em SPDA para garantir que um sistema seja projetado e instalado de acordo com todas as exigências aplicáveis.

Por fim, no Brasil, as descargas atmosféricas são uma realidade com a qual convivemos constantemente. A implementação adequada de Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), em conformidade com a NBR 5419/2015, é essencial para mitigar os riscos associados a raios e relâmpagos. Em resumo, esses sistemas não são apenas uma medida de segurança, mas também uma garantia de proteção para nossas estruturas e patrimônio material. Diante do cenário desafiador que enfrentamos, investir na prevenção de danos causados por descargas atmosféricas é uma decisão crucial para proteger vidas e propriedades em todo o território brasileiro.