17 de setembro de 2023 - 20:48 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

1ª Companhia de Busca e Salvamento – Salvamento 1

Corpo de Bombeiros já cortou 1.007 árvores em perigo em 2023. A princípio, nos oito primeiros meses do ano, janeiro a agosto, em todo o estado foram cortadas 1.007 árvores em situação de perigo. Ou seja, são árvores obstruindo vias públicas, caídas no chão, em telhados ou sobre veículos.

Contudo, no mesmo período de 2022, o Corpo de Bombeiros cortou 1.179 árvores em perigo. Ou seja, o balanço representa uma redução de 14,58%.

Mais um árvore sobre veículo

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares, por volta das 9h da manhã deste domingo (17), para atender uma ocorrência de queda de árvore sobre dois veículos em via pública, Rua Pereira de Miranda, bairro Papicu. AIS 10.Ainda assim, não houve vitima, mas danos materiais.

No entanto, chegando no local, um dos veículos já não se encontrava. A árvore caída interditou a via. A guarnição por meio de motosserras realizou o corte da árvore caída em pedaços pequenos para facilitar a remoção dos restos pelo serviço de limpeza pública.

Por fim, atuaram na ocorrência, a guarnição de salvamento 1 composta pelo 2º tenente Beime, cabo Holanda, cabo Pititinga e soldado Natasha. Na viatura AS 73.

A árvore

A algarobeira (Prosopis juliflora) é uma espécie vegetal arbórea. Também conhecida também pelos nomes pé-de-algaroba ou algarobo, sendo nativa do Peru. Espécie pouco exigente em água, sobrevive em zonas tropicais áridas, que não chegam a alcançar índices pluviométricos de 100 mm.

Prevenção

Buracos no caule, inclinação acentuada do eixo normal, presença de parasitas, raízes expostas e condições de solo desfavoráveis são alguns dos fatores de risco para a queda de árvores. O período chuvoso, associado aos ventos fortes, aumenta esse risco, pois as folhas e as copas das árvores tendem a acumular água, deixando as árvores mais pesadas e mais propensas a serem desestabilizadas.

Além disso, podas realizadas sem acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso dos galhos, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore. Conforme o tenente Teophilo, do CBMCE, “árvores precisam de manutenção, por meio do corte e poda. Não adianta plantar uma árvore e não dar a ela os cuidados necessários para ela se desenvolver, pois isso acaba gerando um fator de risco de acidentes no futuro”.

A poda, para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito compete a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor). O cidadão solicita o serviço à Secretaria Regional do bairro. Mas, quando há risco iminente de acidente, o corte é uma ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros. A corporação ressalta que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, de forma a minimizar os prejuízos ao meio ambiente.