II Competição Bombeirística do Corpo de Bombeiros do Ceará
4 de agosto de 2023 - 15:17 #II Competição Bombeirística do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Texto: Ascom CBMCE | Fotografia: SD Allan Campelo - CBMCE
4ª Companhia do 1º Batalhão sediou a II Competição Bombeirística
II Competição Bombeirística do Corpo de Bombeiros do Ceará, se realizou na manhã desta quinta-feira (3), no Quartel do José Walter, AIS 9.
De acordo com o Coronel Comandante-Geral José Cláudio Barreto de Sousa, “a II Competição Bombeirística teve como objetivo promover a integração social entre os bombeiros militares que compõem os batalhões e companhias da capital e região metropolitana. Bem como incentivar o aprimoramento das técnicas bombeirísticas dos militares envolvidos e apresentar a excelência da qualificação profissional dos integrantes da nossa corporação”, enfatizou o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.
A princípio, dez guarnições com sessenta bombeiros da capital e região metropolitana competiram. A II Competição Bombeirística iniciou pelo hasteamento do pavilhão nacional.
Coronel Comandante-Geral Cláudio Barreto acendeu a chama que simboliza a integração entre as unidades
II Competição Bombeirística
Antes de mais nada, parabenizamos a 1ª Companhia do 2º Batalhão, com sede em Maracanaú, sagrou campanha na II Competição Bombeirística do 98º aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Ainda assim, a 3ª Companhia do 1º Batalhão, com sede na Messejana e a 2ª Companhia do 1º Batalhão, com sede no Mucuripe, alcançaram a 2ª e 3ª colocação, respectivamente.
A guarnição campeã, 1ª Companhia do 2º Batalhão, com sede em Maracanaú, da II Competição Bombeirística.
As fases da competição
Nesse sentido, a prova se divide em três momentos, o primeiro é a equipagem, quando os bombeiros vestem o equipamento de proteção individual (EPI) e equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA), além das luvas, botas, balaclava e capacete. Logo depois, o resgate de uma vítima, nesta fase, os bombeiros equipados, escalam uma escada prolongável, resgatam a vítima e a trazem a terra firme. E, por fim, o estabelecimento e combate, os bombeiros armam uma linha de ataque, a partir da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), com mangueiras de 1 e 1/2 e 2 e 1/2 polegadas, além de adaptador, derivante, chave de mangueira e esguicho regulável de vazão. Logo depois, entram na casa de fumaça e realizam o combate ofensivo. Saem da casa de fumaça, no local marcado, com jato sólido, derrubam um alvo e toda a guarnição se reúne em local estabelecido e batem o sino.
Por fim, o comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC) agradeceu o empenho, dedicação e integração de todos os envolvidos na realização da II Competição Bombeirística, em especial, da equipe de apoio. Coube ao comando do 1º Batalhão de Bombeiros Militar a realização desta exitosa II Competição Bombeirística.
Álbum de fotografias da II Competição Bombeirística.
Vidas alheias e riquezas salvar!