Corpo de Bombeiros resgata vítimas presas das ferragens

30 de julho de 2023 - 07:48 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros resgata vítimas presas das ferragens

Salvamento 01 – 1ª Companhia de Busca e Salvamento

Corpo de Bombeiros resgata vítimas presas das ferragens, no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com Rua João Carvalho, Aldeota, na AIS 1.

A princípio, o condutor de um veículo de passeio, de 46 anos de idade e natural de Recife – PE, não resistiu e veio a óbito no local. Enquanto a passageira, de 32 anos sofreu escoriações e estava consciente e orientada, sendo atendida e conduzida para avaliação intra hospitalar. O óbito foi atestado pelo médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Sobretudo, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros por volta das 4h21 desta madrugada de domingo, 30 de julho.

O acidente

Primeiramente, o acidente foi visualizado pelo videomonitoramento da Ciops que acionou o salvamento 01 e uma ambulância do Samu, no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com Rua João Carvalho, Aldeota, em Fortaleza.

De acordo com o tenente Francisco José DANTAS de Lima, “o condutor sofreu o impacto em sua lateral, apesar do airbag ter acionado, o mesmo não resistiu. Contudo, para o resgate das vítimas, se retirou duas portas do veículo com o uso do kit de desencarceramento”, informou o comandante do socorro.

“Nesse sentido, a condutora do SUV não sofreu nenhuma lesão aparente, permaneceu no local e acompanhou os resgates”, informou o tenente.

Em resumo, também somaram esforços na ocorrência, o Samu e a Perícia Forense. Unidade de Suporte Avançado 12 (USA 12), médico Fábio Santiago, enfermeira Bárbara e condutor Herculano.

Por fim, atuaram na ocorrência, o tenente Dantas, cabo Passos, soldado Liamara e soldado Xavier. Na viatura de Auto Salvamento 73 (AS 73).

Kit de desencarceramento

O desencarceramento é uma operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima das ferragens. O equipamento utilizado, conhecido como desencarcerador, é capaz de retirar vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves, ou quaisquer outros ambientes.

O corte, ou expansão, da estrutura metálica é promovido por meio de um motor hidráulico, normalmente acomodado numa viatura de Busca e Resgate do CBMCE.

Vidas alheias e riquezas salvar!