Corpo de Bombeiros apagou 374 incêndios em monturo em 2023

21 de julho de 2023 - 09:48 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros apagou 374 incêndios em monturo em 2023

7ª Companhia do 1º Batalhão apagou o incêndio antes que atingisse um veículo

Corpo de Bombeiros apagou 374 incêndios em monturo em 2023, em todas as Áreas Integradas de Segurança do Ceará.

Primeiramente, os incêndios em monturo nos seis primeiros meses de 2023, janeiro a junho, somaram 374 registros. Assim, o resultado representa um aumento de 52%, quando comparamos com o mesmo período de 2022, onde 245 incêndios em monturo foram apagados.

Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 1.279 incêndios de monturo em 2022. O número é superior aos números de 2021, 2020 e 2019, quando registramos respectivamente, 1.038, 1.079 e 942 incêndios em monturo.

Mais um incêndio em monturo

Nesse sentido, por volta das 3h55 desta madrugada de sexta-feira, 21 de julho, a 7ª Companhia do 1º Batalhão apagou um incêndio em monturo, em Fortaleza. Em outras palavras, os bombeiros militares usaram dois mil litros de água para apagar o incêndio em monturo na Rua Nenê Gonçalves, no Dias Macedo. Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

Contudo, populares informaram que o incêndio em lixo estava próximo a um veículo, provocado por um morador de rua que por não conseguir dormir, devido à ter bastante muriçocas no local. Assim, resolveu atear fogo no amontoado de lixo para dispersá-las.

Mas afinal, o que é um incêndio em monturo?

A princípio, um incêndio em monturo é um termo usado para descrever um incêndio que ocorre em um monte de lixo ou entulho acumulado em um determinado local.

Como também, o monturo é geralmente formado por resíduos sólidos descartados de forma inadequada, como restos de construção, materiais descartados incorretamente ou resíduos urbanos não coletados.

Ou seja, o incêndio em monturo significa lixo acumulado com fogo.

Focos de incêndio e a ação criminosa do ser humano

Ou seja, precisamos reduzir os impactos da ação humana nestes casos. Em resumo, atear fogo em lixo é crime Federal.

De acordo com o artigo 54 da  Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998. “Art. 54.Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa”.

Dessa forma, as atuais condições climáticas não justificam estes número, onde o fator humano tem sido determinante.

Vidas alheias e riquezas salvar!