Filhote de felino gato-maracajá é resgatado em Fortaleza

1 de julho de 2023 - 09:47 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Filhote de felino gato-maracajá é resgatado em Fortaleza

o gato-maracajá é uma espécie ameaçada de extinção

Filhote de felino gato-maracajá é resgatado em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

Primeiramente, um filhote de gato-maracajá (Leopardus wiedii), animal silvestre, espécie classificada como ameaçada de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e entregue ao CETAS/IBAMA

De acordo com a Doutora Karine Montenegro, “todo o atendimento veterinário será do Instituto Pró-Silvestre”, informou a gestora da ONG.

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS)

logo cetas

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA)

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) é uma unidade do IBAMA responsável pelo recebimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres apreendidos do tráfico, resgatados ou entregues voluntariamente pela população. Com os serviços prestados por essas unidades, o Ibama devolve à natureza milhares de bichos todos os anos

O resgate

A princípio, o salvamento 1 resgatou o gato-maracajá em uma residência na Rua Padre Anchieta, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Assim como, o resgate ocorreu por volta das 10h46, da manhã desta quinta-feira (29).

Filhote de felino gato-maracajá é resgatado em Fortaleza

“O Gato-do-mato se encontrava no canto próximo a um freezer, sendo capturado se utilizando de uma rede e o cambão e colocado na caixa de captura sem lesões”, informou o 2º tenente Vilamar.

O gato-maracajá

Nesse sentido, o gato-maracajá tem olhos e patas grandes e uma cauda longuíssima. Ainda assim, o felino, que vive da costa mexicana até Argentina e Uruguai, sendo encontrado em quase todo o Brasil.

No Brasil, os locais onde encontramos o gato-maracajá com maior frequência são a Amazônia e a Mata Atlântica. A população, no entanto, é pequena. Segundo estimativas, existem entre 4,7 mil e 20 mil indivíduos na natureza no país.

Apesar de usar o solo para andar, o gato-maracajá prefere caçar andando na galhada de árvores. E que técnica de caça ele tem: para capturar presas como saguis e aves, o felino imita o som de filhotes e as atrai para si. Come, ainda, roedores e marsupiais.

Vidas alheias e riquezas salvar!