Corpo de Bombeiros apagou 257 incêndios em monturo em 2023
7 de junho de 2023 - 12:13 #Corpo de Bombeiros apagou 257 incêndios em monturo em 2023 #Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Corpo de Bombeiros apagou 257 incêndios em monturo em 2023.
257 incêndios em monturo foram apagados pelo Corpo de Bombeiros em 2023, em todas as Áreas Integradas de Segurança do Ceará.
Mas afinal, o que é um incêndio em monturo?
Um incêndio em monturo é um termo usado para descrever um incêndio que ocorre em um monte de lixo ou entulho acumulado em um determinado local. O monturo é geralmente formado por resíduos sólidos descartados de forma inadequada, como restos de construção, materiais descartados incorretamente ou resíduos urbanos não coletados. Ou seja, o incêndio em monturo significa lixo acumulado com fogo.
Nesse sentido, por volta das 10h45 deste domingo (4), a 1ª Companhia do 2º Batalhão apagou um incêndio em monturo, em Fortaleza. Em outras palavras, os bombeiros militares usaram um mil litros de água para apagar o incêndio em monturo na Rua tenente Botelho, no Mondubim.
os bombeiros militares da 1ª Companhia do 2º Batalhão apagou este incêndio em monturo no Mondubim
De acordo com o tenente coronel Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, destacou a importância do trabalho da equipe. “Nossos bombeiros atuaram de forma ágil e eficiente no combate ao incêndio no bairro Mondubim, evitando que as chamas se alastrassem e colocassem em risco a segurança da comunidade local. A guarnição atendeu a ocorrência com diligência e efetividade, evitando que uma residência fosse alcançada pelas chamas.”
Observem as dicas abaixo. Seguindo-as, será possível evitar ocorrências desse tipo
1. Não queime lixo ou resíduos a céu aberto: Evite queimar qualquer tipo de material em áreas abertas, especialmente em terrenos baldios. O fogo pode se alastrar rapidamente e causar incêndios de grandes proporções.
2. Esteja atento ao descarte correto de pontas de cigarro: Certifique-se de apagar completamente as pontas de cigarro antes de descartá-las. Nunca jogue as pontas em vegetação ou locais secos, pois podem causar incêndios.
3. Mantenha a vegetação próxima às residências limpa e organizada: Realize a poda adequada de árvores e arbustos, removendo galhos secos e folhas acumuladas. Essa medida ajuda a evitar a propagação do fogo em caso de incêndios.
4. Informe imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar em caso de focos de incêndio: Se avistar qualquer foco de incêndio em vegetação, mesmo que aparentemente pequeno, entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros por meio do número de emergência 193. O acionamento rápido pode evitar que o fogo se alastre e cause danos maiores.
Balanço
Nesse sentido, o Corpo de Bombeiros apagou 257 incêndios em monturo, entre janeiro e maio deste ano. Ou seja, os incêndios de monturo nos cinco primeiros meses do ano representam um aumento de 40%, quando comparamos com o mesmo período de 2022, onde 184 incêndios em monturo foram apagados.
Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 1.279 incêndios de monturo em 2022. O número é superior aos números de 2021, 2020 e 2019, quando registramos respectivamente, 1.038, 1.079 e 942 incêndios em monturo.
Focos de incêndio e a ação criminosa do ser humano
Ou seja, precisamos reduzir os impactos da ação humana nestes casos.
Em síntese, atear fogo em lixo é crime Federal.
De acordo com o artigo 54 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998. “Art. 54.Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa”.
Em conclusão, as atuais condições climáticas não justificam estes número, onde o fator humano tem sido determinante.
Vidas alheias e riquezas salvar!