Prevenção de queimaduras causadas por fogos de artifício

28 de maio de 2023 - 09:32 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Prevenção de queimaduras causadas por fogos de artifício

Prevenção de queimaduras causadas por fogos de artifício

Os fogos de artifício são uma tradição cultural em muitos países, mas podem causar graves lesões se não forem manuseados com cuidado.

Prevenção de queimaduras causadas por fogos de artifício

Tipos de queimaduras

Nesse sentido, as queimaduras causadas por fogos de artifício podem ser de primeiro, segundo e terceiro graus. Bem como, as de primeiro grau são as mais leves e afetam apenas a camada superficial da pele. Enquanto as de segundo grau atingem a camada mais profunda da pele e podem formar bolhas. Já as de terceiro grau são as mais graves, pois atingem as camadas mais profundas da pele e podem afetar tecidos e ossos.

Prevenção de queimaduras causadas por fogos de artifício

Primeiros socorros

Antes de mais nada, caso ocorra uma queimadura causada por fogos de artifício, é importante tomar as seguintes medidas de primeiros socorros: Primeiramente, lavar a queimadura com um pano limpo e úmido. Não passe quaisquer tipo de pomada ou outro tipo de material. Logo em seguida, procurar atendimento médico imediatamente.

O que não fazer após sofrer uma queimadura?

Ao sofrer uma queimadura é preciso tomar alguns cuidados e evitar algumas situações, como: Tocar a queimadura com as mãos; furar as bolhas; tentar descolar tecidos grudados na pele queimada; retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado; colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância que não seja água sobre.

Além disso, resfriar a queimadura até chegar no hospital, não use gelo. Colocar gelo diretamente sobre uma queimadura pode causar mais danos ao tecido; remova anéis ou outros itens apertados da área queimada, tente fazer isso de forma rápida e gentil antes que a área aumente; a água não precisa ser gelada, mas água corrente com a temperatura ambiente já é o suficiente.

Ainda assim, para pessoas com idades entre 10 a 40 anos, a American Burn Association define uma queimadura grave como uma que envolve 25% da área total da superfície corporal ou qualquer queimadura envolvendo os olhos, orelhas, face, mãos, pés ou virilha.

Em síntese, os fogos de artifício são uma forma popular de celebração, mas é importante lembrar que eles podem ser perigosos se não forem manuseados com cuidado. Assim, ao seguir a prevenção e tomar medidas adequadas em caso de lesões, podemos garantir que todos possam desfrutar da beleza dos fogos de artifício com segurança.

Vidas alheias e riquezas salvar!