Corpo de Bombeiros resgata capivara no Parque Manibura

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros resgata capivara no Parque Manibura

Salvamento 2 resgata capivara de lava jato no Parque Manibura

Corpo de Bombeiros resgata capivara no Parque Manibura, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza.

De acordo com o tenente Brasil, “resgatamos a capivara com a utilização de uma rede e um cambão. Logo depois, soltamos a capivara em seu habitat natural, próximo a uma fonte de água”, informou o comandante do socorro.

Como também, o solicitante da ocorrência informou: “peço o resgate de uma capivara de porte grande. O animal está assustado e tentou se evadir para a Avenida Washington Soares, local de muita movimentação de veículos”. Bem como, “acredito que o animal tenha saído da área verde próxima ao Shopping Reserva”. Ainda assim, “conseguimos conter o animal no laja jato”.

Em síntese, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) recebeu a demanda por volta das 18h32, da noite desta quinta-feira (26). Imediatamente, o salvamento 2 se deslocou até a Rua Engenheiro Antônio Ferreira Antero, no Parque Manibura, em Fortaleza.

Sobre a capivara

A capivara ou capincho é uma espécie de mamífero roedor do mesmo grupo ao qual se classificam as pacas, cutias, os preás e o porquinho-da-índia. A capivara é extremamente adaptável e tem seu habitat associado a rios, lagos e pântanos, do nível do mar até 1 300 m de altitude.

Prevenção

A legislação ambiental protege os animais silvestres. Por isso, devemos sempre manter distância desses animais para evitarmos possíveis acidentes, devido ocorrerem situações em que eles podem atacar.

Em situações como esta da capivara, o CBMCE orienta acionar os bombeiros militares por meio do número 193.

Bem como, a ligação é gratuita, o telefone funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, inclusive, aos finais de semana e feriados.

Resgates em 2023

No 1º quadrimestre deste ano, o CBMCE resgatou 3.875 animais, ou seja, entre os meses de janeiro a abril, em todo o Ceará. Já no mesmo período de 2022, foram 3.421 resgates de animais.