Corpo de Bombeiros apaga incêndio em edificação comercial em Quixadá
21 de maio de 2023 - 10:02 #Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF) #Corpo de Bombeiros apaga incêndio em edificação comercial em Quixadá
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Batalhão de Combate a Incêndio Florestal apaga incêndio em edificação comercial em Quixadá
O Corpo de Bombeiros, responsável pelo combate a incêndios na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20), agiu prontamente para extinguir as chamas que consumiam uma edificação comercial em Quixadá.
Imediatamente acionados pelo aviso de incêndio, os bombeiros militares dirigiram-se à Rua Epitácio Pessoa, localizada no Centro da cidade. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) enviou o chamado aos bombeiros militares às 03h55 deste domingo (21).
De acordo com o subtenente Paulo César de Almeida Silva, comandante do socorro, foram utilizados 3 mil litros de água da viatura ABTS 01 para o combate e rescaldo.
Infelizmente, a edificação sofreu perda total, já que as chamas atingiram o mobiliário, eletrodomésticos, utensílios, gás de cozinha, bem como a estrutura do telhado e parte elétrica. O estoque que estava armazenado no local também foi consumido pelas chamas.
Após as operações de rescaldo e as devidas orientações, a responsabilidade pelo local foi devolvida aos proprietários.
A guarnição retornou ao quartel às 05h40.
Combate a incêndios em edificações comerciais
Em 2022, o Corpo de Bombeiros atendeu a 484 incêndios em edificações comerciais, um número superior aos registros de 2021, 2020 e 2019, quando foram apagados respectivamente 423, 437 e 472 incêndios nesse tipo de estrutura.
No período de janeiro a abril de 2023, o CBMCE já combateu 128 incêndios em edificações comerciais, um número menor em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram apagados 149 incêndios.
Prevenção
É fundamental realizar a manutenção adequada da rede elétrica como medida de prevenção de incêndios. Os curtos-circuitos são a principal causa de acidentes desse tipo, sendo que muitas situações poderiam ser evitadas com uma manutenção regular e cuidadosa da rede e dos equipamentos.
Portanto, recomenda-se estabelecer práticas de manutenção periódicas, verificando o estado da fiação e o funcionamento de toda a rede elétrica, efetuando trocas e reparos sempre que necessário para evitar acidentes.
A segurança de vidas e patrimônios deve ser prioridade!
Vidas alheias e riquezas salvar!