Corpo de Bombeiros apaga incêndio de edificação comercial no Dom Lustosa
13 de maio de 2023 - 17:50 #Corpo de Bombeiros apaga incêndio de edificação comercial no Dom Lustosa
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
5ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar – Quartel do Conjunto Ceará
Corpo de Bombeiros apaga incêndio de edificação comercial no Dom Lustosa, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).
A princípio, na madrugada deste sábado (13), a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares do Conjunto Ceará para um incêndio em edificação comercial. Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até a Rua Macapá, no bairro Dom Lustosa.
Como também, o incêndio ocorreu por volta das 3h23. Ainda assim, a guarnição chegou no local em menos de 10 minutos. Ou seja, tempo esse que proporcionou um combate eficiente, evitando que o incêndio se alastrasse e os danos fossem maiores.
O combate e o rescaldo
De acordo com o tenente Alexandre Marcos, “familiares do proprietário o conduziram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Demócrito Rocha com a suspeita de ter sofrido queimaduras de 2º grau”, informou o comandante do socorro.
Contudo, “armamos uma linha direta de ataque com mangueiras e esguicho regulável de vazão de 1 1/2 polegadas e na pressão de 100 libras por polegada quadrada, usamos 1000 litros de água para o combate e o rescaldo”, detalhou o tenente.
Além disso, o local funciona uma confecção, as chamas atingiram tecidos, uma máquina de corte, um notebook, uma televisão, uma geladeira, um fogão, uma mesa grande, porta do quarto, paredes, pintura, elétrica em geral. Nesse sentido, após a conclusão do rescaldo, o sobrinho do proprietário assumiu a responsabilidade do local.
Por fim, atuaram no incêndio, o tenente Alexandre Marcos, o sargento Nelson, o soldado Hugo, o soldado Fonseca e a soldado Márcia, na Viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 09 (ABTS 09).
5ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia|1ºBBM) – Quartel do Conjunto Ceará.
Manutenção e cuidados
Nesse sentido, orientamos a população a realização de manutenção da instalação elétrica pelo menos uma vez a cada cinco anos.
Assim como, evitar ligar vários aparelhos no mesmo ponto da tomada. Como também, nunca carregar celular apoiado em sofá, cama, colchão ou travesseiros.
Ainda assim, é importante, ainda, retirar o celular da tomada após a carga completa. Em suma, ao sair de casa, desligar o registro do gás de cozinha e todos os equipamentos elétricos.
Por fim, a cada cinco anos de uso, se recomenda a troca do registro e da mangueira do gás.
Vidas alheias e riquezas salvar!