Corpo de Bombeiros do Ceará comemora 33 anos de emancipação e Dia do Bombeiro Veterano
21 de abril de 2023 - 10:08 #33 anos de Emancipação do CBMCE #Corpo de Bombeiros do Ceará comemora 33 anos de emancipação e Dia do Bombeiro Veterano #Dia do Bombeiros Veterano
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
33 anos de Emancipação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
33 anos de emancipação
Corpo de Bombeiros do Ceará comemora 33 anos de emancipação. Inicialmente, são 33 anos de intensa dedicação ao trabalho de combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, fiscalizações e vistorias com muitas prevenções. Bem como, outros serviços em prol da comunidade cearense como as iniciativas sociais.
De acordo com o Coronel Comandante-Geral José Cláudio Barreto de Sousa, “agradecemos todos os bombeiros e bombeiras militares pela competência e profissionalismo com que se dedicam e cumprem a nossa missão precípua da Instituição: “Vidas Alheias e Riquezas Salvar!”, elevando, dessa forma, o CBMCE ao patamar de uma das melhores Corporações do país!
20 de abril – Dia do Bombeiro da Reserva (Veterano)
Como também, o Dia do Bombeiro da Reserva foi instituído através do Decreto nº 23.656-A de 06 de abril de 1995. Bem como, se visou o intuito de celebrar e reconhecer o trabalho daqueles que dedicaram suas vidas em prol do bem-estar do povo cearense na nobre missão de “vidas alheias e riquezas salvar”.
Ainda assim, é impossível construir um futuro sem olhar para o passado. Somos fruto do trabalho incessante das gerações que nos antecederam e, simbolicamente, hoje é um dia para relembrar os heróis do passado, bombeiros militares da reserva e da reforma, que são responsáveis por elevar o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, nestes quase 98 anos de história, ao patamar de uma das instituições com maior respeito e credibilidade perante o seu povo.
Em síntese, momento de render as mais sinceras homenagens e deixar registrado o nosso MUITO OBRIGADO!
Legislação
A emancipação do CBMCE ocorreu por meio da Lei nº 11.673 de 20 de abril de 1990 publicada no Diário Oficial do Estado em: 20 de abril de 1990. Esta Lei foi revogada pela Lei nº 13.438 de 07 de janeiro de 2004.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
O (CBMCE) é uma instituição militar orientada com base nos princípios da legalidade, da probidade administrativa, da hierarquia e da disciplina, constituindo-se Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, subordinada ao Governador do Estado do Ceará, sendo organizado em carreira, tendo por missão fundamental a proteção da pessoa, visando sua incolumidade em situações de risco, infortúnio ou de calamidade, devendo cumprimento às requisições emanadas dos Poderes Estaduais.
Histórico
Igualmente, o CBMCE foi criado oficialmente em 8 de agosto de 1925, sob a denominação de Pelotão de Bombeiros. Inicialmente subordinado ao Regimento Policial do Ceará (atual PMCE). Passou a denominar-se Corpo de Bombeiros do Ceará em agosto de 1935. Todavia, subordinado à então Chefatura de Polícia e Segurança Pública. Nesta época dispunha do efetivo de setenta e seis bombeiros militares. Em 1990 adquiriu autonomia da Polícia Militar, passando a dispor de estrutura administrativa e financeira própria.
Iniciativas sociais
Contudo, a Corporação também se dedica a fomentar a cultura de prevenção proativa, deixou de ser uma instituição aquartelada para ir regularmente ao encontro da população, por meio de uma série de projetos sociais, como o Programa Saúde, Bombeiro e Sociedade (PSBS); Programa Jovem Brigadistas de Valor (JBV) e o Surf Salva; Judô; Karatê; Jiu-jitsu; Hidroginástica; Música; Cinoterapia; Futebol.
Além disso também temos cursos de Brigada de Incêndio Urbano; Brigada de incêndio Florestal (Mata Branca) e a Escola de Instrução Militar que se realiza no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB).
Siga nossas rede sociais