Corpo de Bombeiros atende ocorrência de vazamento de gás de cozinha em Sobral
7 de abril de 2023 - 09:14 #1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar - Quartel de Sobral #Corpo de Bombeiros atende ocorrência de vazamento de gás de cozinha em Sobral
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
1ª Companhia do 3º Batalhão atende ocorrência de vazamento de gás de cozinha em Sobral
A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Sobral (Ciops – Sobral) acionou os bombeiros militares por volta das 20h50min da noite desta quinta-feira (6). Imediatamente, os bombeiros seguiram até a Travessa Pintor Lemos, no bairro Santa Casa.
De acordo com o 1º tenente Roberto Lima do Carmo, “o vazamento de gás do botijão de 13kg ocorreu por conta do regulador de gás haver quebrado durante o manuseio. Contudo, com a instalação de um novo registro se resolveu o vazamento”, esclareceu o comandante do socorro.
Balanço
Como também, em 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu a 515 ocorrências com gases no primeiro trimestre de 2023. O resultado é superior aos mesmos períodos dos anos de 2022 e 2021, quando foram registradas 448 e 259 ocorrências, respectivamente. Ainda conforme o balanço da corporação, em 2022, atendemos 2.118 atendimentos com gases, 1.624 em 2021, 1.957 em 2020 e 2.092 em 2019. Os gases mais comuns nesse tipo de ocorrência são o gás natural, carbônico, nobre, combustível, metano e butano.
Prevenção – Dicas que salvam vidas
Em síntese, após cinco anos de uso, recomenda-se a troca do registro e da mangueira de gás, com o intuito de evitar possíveis vazamentos e riscos de acidentes. Além disso, na aquisição do botijão de gás, é importante verificar se ele apresenta amassados, ou pontos de ferrugem, pois estes indicam a possibilidade de vazamentos estruturais. Nesses casos, não receba o botijão e peça para trocar imediatamente.
