Corpo de Bombeiros resgata cavalo de fossa em Crateús

22 de março de 2023 - 16:07 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros resgata cavalo de fossa em Crateús

Bombeiros de Crateús resgatam cavalo na Serra dos Tucuns

Corpo de Bombeiros resgata cavalo de fossa em Crateús. A princípio, os bombeiros militares de Crateús resgataram um cavalo de uma fossa na Fazenda Grota do Pilar, km 4. Sentido Serra do Tucuns.

Nesse sentido, o aviso da ocorrência chegou por meio do número 193. por volta das 8h50 da manhã desta quarta-feira, 22 de março, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

Conforme informações preliminares, um cavalo caiu em uma fossa. Os populares efetuaram várias tentativas para retirar o animal. No entanto, todas as tentativas foram sem sucesso. Enfim, o animal ficou preso nesta situação por quase uma hora, antes do seu resgate.

Fomos acionados via 193 para fazer um resgate de um Cavalo preso em uma fossa. O animal já estava preso no ambiente confinado a quase 1 hora. Foi analisado a retirada do animal da melhor forma para não machucar o Equino! Foi usado nós e amarrações. Partindo do princípio " Que um corpo imerso em meio líquido se torna mais leve", foi preenchido o local com 3 mil litros de água para facilitar a retirada do animal! Assim obtendo êxito na ocorrência!

O resgate

Em síntese, o local onde o cavalo se encontrava era de aproximadamente 3 m de profundidade por 1,5 de largura. A guarnição de salvamento analisou a situação e estabeleceram prontamente um plano de ação para o incidente. Ou seja, o resgate do animal optou da melhor forma para não machucar o Equino.

“Dificultar o acesso a bueiros, cacimbas e buracos é um procedimento simples que evita este tipo de ocorrência”, salientou o major José Artêmio Aragão Prado Junior, comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar.

De acordo com o sargento George Carvalho Freire, “um corpo imerso em meio líquido se torna mais leve. Assim, se colocou 3 mil litros de água na fossa que facilitou a retirada do animal, além de nós e amarrações. Assim obtendo êxito na ocorrência”, informou o comandante do socorro.

Para nós, todas as vidas importam. Ligue 193!

Por fim, a guarnição que atuou no resgate: Sargento George, cabo Cleiton e soldado Correia Lima

Balanço

Corpo de Bombeiros resgatou 2.477 animais, entre Janeiro e 22 de Março de 2023.

Enquanto em 2023, se resgatou 8.783 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, gatos, cassacos, iguanas, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros.

O balanço de 2022 é superior aos anos de 2019, 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 3.926, 5.217 e 6.252 animais, respectivamente.

Vidas alheias e riquezas salvar!