O que fazer para evitar o incidente de afogamento

20 de março de 2023 - 10:12 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

O que fazer para evitar o incidente de afogamento

Afogamentos em rios, lagoas e passagens molhadas podem ser evitados

O que fazer para evitar o incidente de afogamento. A princípio, os banhos em água doce também trazem os seus próprios perigos. Por conta da densidade menor da água doce. Ou seja, os banhistas afundam com maior facilidade. Assim como, a cor mais escura da água pode ainda esconder a real profundidade do local, além de galhos, pedras e outros obstáculos, que podem acabar machucando e prendendo os banhistas. A recomendação é tomar banho próximo aos guarda-vidas, nunca deixar crianças desacompanhadas e buscar informações sobre o local antes de mergulhar.

Além disso, caso o local não disponha de guarda-vidas vamos atentar para os fatores de risco, a saber: A faixa etária menor de 14 anos de idade, o uso de álcool; o comportamento de risco e pessoas com epilepsia que aumenta de 15 a 19 vezes o risco.

Atitudes simples que salvam vidas

Nesse sentido, atitudes simples salvam vidas. Assim, para cada fator vamos contrapor com uma medida preventiva. Quanto as crianças, menores de 14 de idade, pessoas com epilepsia devem estar em permanente supervisão, principalmente ao entrar na água.

O que fazer para evitar o incidente de afogamento

Ainda assim, quanto ao comportamento de risco, como pular de uma ponte para o meio líquido escuro sem saber a profundidade ou o que vai encontrar no fundo, o mais seguro é evitar pular, assim como outro comportamento de risco, como ingerir bebida alcoólica e entrar no rio, açude, represa, lagoa e afins, Caso queira se refrescar, se refresque no chuveiro do local. Em outras palavras, divirta-se, mas com segurança, não ponha a sua vida ou de outras pessoas em risco, seja consciente.

Tal qual estes fatores de risco já elencados, no Ceará, observamos muitos incidentes em passagens molhadas e pular em rios com correntezas. Assim, havendo correnteza, seja prudente, não se arrisque e evite incidentes.

“Água no umbigo, sinal de perigo. Contudo, no caso de crianças a maior prevenção é estar junto delas no banho, ou seja, nunca devem estar sozinhas ou distante dos pais ou responsáveis, tanto em piscinas, praias, balneários, lagoas ou rios”, complementa o major Fernando Chailon Rodrigues Fonteles.

 

Atitudes simples que salvam vidas e patrimônios!