Você sabia que a água doce pode contribuir com o afogamento?

18 de março de 2023 - 13:36 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Você sabia que a água doce pode contribuir com o afogamento?

16 brasileiros morrem afogados por dia, 12 destes em rios com correnteza, represas, remando, lagoas, inundações, baías, cachoeiras e córregos

Você sabia que a água doce pode contribuir com o afogamento? Em resposta, sim, a água doce pode contribuir para o afogamento.

Em síntese, 75% dos afogamentos ocorrem em águas naturais de natureza doce. Ainda assim, 25% em rios com correnteza; 20% em represa; 13% remanso de rio; 5% lagoas; 5% inundações; 3% baía; 2% cachoeiras e 2% em córrego.

A água doce

A princípio se imaginava que a água doce fosse mais segura do que a água salgada, devido à menor presença de correntes, ondas e marés. Contudo, ainda existem vários fatores que contribuem para o afogamento em água doce.

Por exemplo, os rios e lagos podem ter profundidades desconhecidas, bancos de areia, pedras, galhos e outros obstáculos que podem dificultar a natação e levar a pessoa a se afogar.

Além disso, as condições da água podem mudar rapidamente, especialmente durante tempestades, tornando a natação ainda mais perigosa.

Como também, é importante lembrar que a água doce pode ser muito fria, mesmo em climas quentes, o que pode levar a fadiga muscular e hipotermia, tornando a natação ainda mais difícil e aumentando o risco de afogamento.

Portanto, é sempre importante estar ciente dos perigos potenciais da água doce e tomar precauções adequadas, como usar coletes salva-vidas, evitar nadar sozinho e ficar atento às condições da água. Além de nunca entrar no ambiente aquático após ter ingerido bebida alcóolica.

Leia mais: Afogamento em água doce: O cenário nacional

A densidade da água doce e salgada

A água doce é menos densa do que a água salgada porque contém menos sais dissolvidos. A densidade da água é afetada por vários fatores, incluindo a temperatura e a pressão, mas a concentração de sais dissolvidos é um dos mais significativos.

Os sais dissolvidos na água salgada, como o cloreto de sódio, aumentam a densidade da água, tornando-a mais pesada. Já a água doce, que contém menos sais dissolvidos, tem uma densidade menor e é, portanto, mais leve.

Você sabia que a água doce pode contribuir com o afogamento?

O empuxo ajuda no afogamento?

Em outras palavras, não, o empuxo não ajuda no afogamento. Porém, na verdade, o empuxo é um princípio físico que explica a força para cima que um fluido exerce em um objeto que está imerso nele, como um corpo humano na água. Ou seja, o empuxo pode ajudar a manter uma pessoa flutuando na água. Por outro lado, mas isso não significa que ela esteja segura ou protegida de afogamento.

Assim, o afogamento ocorre quando uma pessoa fica submersa em um líquido e não consegue respirar ar suficiente para sobreviver. Bem como, o empuxo pode impedir que a pessoa afunde completamente na água, mas isso não significa que ela esteja respirando ar suficiente para sobreviver.

Portanto, é importante que, em caso de afogamento, sejam tomadas medidas imediatas para retirar a pessoa da água e proporcionar assistência médica de emergência.

Vidas alheias e riquezas salvar!