Defesa Civil: Aviso de Chuvas Intensas

25 de fevereiro de 2023 - 08:10 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

CEDEC

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Ceará (CEDEC)

A princípio, a Defesa Civil: Alerta de alagamentos e inundações de áreas as margens de córregos, rios e riachos. Em caso de emergência, ligue 193 ou 190.

O Sistema de Proteção e Defesa Civil, suas competências e órgãos em suas esferas, o monitoramento e o alerta.

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) 

O Cemaden monitora as condições geo-hidrometeorológicas que podem desencadear desastres nos municípios com áreas de risco mapeadas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), nome fantasia do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Ainda assim, o Serviço Geológico do Brasil – CPRM realiza o monitoramento especial de bacias brasileiras em decorrência de eventos extremos de inundações. Nesse sentido, diariamente o Cemaden realiza a previsão de risco geo-hidrológico e a divulga na sua página na internet. Em síntese, o Cemaden por meio de análise ao concluir que há risco de desastre nas áreas monitoradas, emite um alerta.

Mas o que é um alerta?

Antes de mais nada, o alerta é um instrumento indicativo dessa condição de risco de desastre em curto prazo. Portanto, o sistema de alerta permite que as pessoas, as comunidades e as organizações ameaçadas por um evento adverso tenham tempo hábil para se preparar e, consequentemente, reduzir danos e prejuízos.

Então o CEMADEN emite o alerta e envia ao CENAD/SEDEC. Logo, os órgãos estaduais e municipais de proteção e defesa civil tomam as medidas pré-estabelecidas em seus protocolos e/ou planos de contingência. O CENAD mantém, então, contato com esses órgãos, intensificando essa comunicação de acordo com o nível de alerta.

Do mesmo modo, clique aqui e conheça um pouco mais sobre o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastre (Cenad).

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) coordena as ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional.

Protocolo de ações integradas

Contudo, no protocolo de ações integradas entre o Cemaden e o CENAD, estão estabelecidos três níveis de alerta para risco de ocorrência de processos geológicos, de movimentos de massa, e hidrológicos, de inundações e enxurradas: moderado, alto e muito alto. Esses níveis de alerta resultam da combinação entre a possibilidade de ocorrência do evento adverso e o impacto potencial em termos de danos humanos e materiais.

Enquanto o órgão municipal de proteção e defesa civil é o responsável pela avaliação “in loco” da situação de risco de desastre, devendo, quando em nível crítico de risco, acionar o Plano de Contingência, bem como o alarme por meio do sinal, dispositivo ou sistema pré-determinado.

Enfim, o alarme poderá ser emitido por meio de sirene, mensagem de texto, carro de som, rádio comunitária ou mesmo boca a boca. Seja como for, o mais importante é que a forma de alarme seja conhecida e respeitada pela comunidade. A própria comunidade poderá acionar o alarme de que é necessária a desocupação da área em risco, de acordo com os procedimentos previamente planejados.

No Estado do Ceará

Além disso, no estado do Ceará, a CEDEC realiza o monitoramento dos eventos adversos com potencial de causar desastres.  Assim também, são utilizados os acompanhamento dos dados e informações geo-hidrometeorológicas disponibilizadas pelos seguintes órgãos: FUNCEME, INMET, INPE, COGERH, Marinha do Brasil, Agência Nacional das Águas, UFRN e UNB.

Por fim, a partir dos dados desse monitoramento, a CEDEC pode emitir alertas via SMS (mensagem curta de texto) por meio de um sistema criado pelo Governo Federal e que funciona em parceria com as empresas de telefonia. Como resultado, o alerta, com CEP da área de abrangência, segue pelas operadoras de telefonia móvel aos celulares cadastrados. Dessa forma, para cadastrar seu aparelho celular, o usuário deve enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199.

Alerta 1101/2023 Cemaden

Alerta 1102/2023 Cemaden

Alerta 11032023 Cemaden

Alerta 11042023 Cemaden

A Defesa Civil Somos Todos Nós!